Seguidores

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Lampião e outras histórias - O ambiente de Lampião

Por doizinho Quental

 

A região nordestina ocupa 1.500.000 quilômetros quadrados. Extensão de terras grandiosa para os domínios do Rei do Cangaço. Na verdade, somente sete Estados foram percorridos pelo maior mito do cangaço. Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas Sergipe e Bahia.

Nestes Estados ele percorreu suas cidades, vilas, serras, caatingas, fazendas, sítios, rios e riachos. Desde menino palmilhou esta região, tangendo animais, atravessando os limites de Pernambuco, da Bahia e do Maranhão. A sua preferência foi sempre viver livre andando pelas cercanias como vaqueiro e almocreve.

No sertão propriamente dito, em tempo de verão, a miséria campeia solta. A caatinga, tostada pela inclemência do sol causticante, fica toda ressequida. A mata apresenta o xiquexique, a macambira, o rasga-beiço e a jurema preta, mais como espectros de ramos tortos e secos, do que como arbustos verdes e viçosos. Contudo, quando a chuva cai, mesmo que miúda, vemos rapidamente o sertão tomar outra forma. Uma vegetação rasteira toma logo conta da terra; as árvores cobrem-se de folhas, os pequenos animais saltitam cruzando as estradas; é outra visão, outra paisagem muito bonita de se ver.

Foi neste meio, ora tórrido e espinhento, ora aprazível, com belas paisagens com caça e pesca abundante, que Lampião viveu. Ele, desde menino, conhecia os segredos, as malocas, os esconderijos que se encontram nesta vastidão de terras.

Tendo sangue indígena, originário dos cariris e tapuias, herdara o espírito guerreiro e a incapacidade de perdoar destes homens primitivos.

Sabemos, por outro lado, que não foram somente estes requisitos que transformaram Virgulino Ferreira da Silva neste aguerrido homem do cangaço. As prepotências dos coronéis de barranco, as injustiças que permearam a sua vida de pequeno agricultor, contribuíram sobremaneira para o desfecho da história do bandoleiro, querido por uns e odiado por outros. 

www.kantabrasil.com.br/Lampiao.../Lampião%20e%20outras%20Históri...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo15:18:00

    Território percorrido e frequentado pelo rei do cangaço, caro Mendes: Sete Estados em aproximadamente DEZOITO ANOS DE GUERRA. Foi muito chão a ser percorrido!
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir