Seguidores

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Lampião e outras histórias - O OUTRO LAMPIÃO

Por Doizinho Quental

 

O verdadeiro Lampião, inquestionavelmente, existiu, fruto da sanha perversa e má das injustiças sociais que, até hoje, infelizmente, ainda assola o nosso sertão nordestino.

Os historiadores também tentam, a todo custo, retratar o mais fielmente possível este Lampião, sem, contudo, em muitas situações, chegarem a um acordo quanto a fatos importantíssimos de sua vida.

Uns retrataram o rei do cangaço como um homem digno e justo, amável e condescendente, como no livro “Lampião, Seu Tempo e Seu Reinado” do padre Frederico Bezerra Maciel. Outros, como no livro “Serrote Preto” de Cícero Rodrigues de Carvalho”, pintaram o maior cangaceiro de todos os tempos, como  um vingador cruel, desumano, assassino e desordeiro; um verdadeiro Lúcifer, com rabo e  chifre.

Contudo, e o mais importante, é que todos chegaram a um consenso: para que outros Lampiões não surjam no Nordeste, é necessário e impreterível, que a Nação dê condições sociais dignas e justas a nossa gente que é, sem dúvida nenhuma, inteligente, criativa e boa por natureza.

Porém, nos fixamos mais no Lampião que o nosso povo simples, com o seu esplendor imaginário, criou através dos tempos. Em nossa opinião, seria um crime hediondo matar este herói fruto do fervilhamento da imaginação popular. Aliás, a cultura deve ser muito democrática, pois sendo fruto natural e espontâneo de um povo, a ele mesmo deve pertencer, sem nenhum impedimento.

Baseado neste contexto, resolvemos introduzir em nosso livro a ficção inteligente e hilariante da verve nordestina, através dos seus mais legítimos representantes; os poetas cordelistas.

FIM

FONTES DE PESQUISA
    
Além das fontes referentes aos livros sobre Lampião, acrescentar estas abaixo:
  
1 – Cangaceiros Coiteiros e Volantes de José Anderson Nascimento. 
2 -  Território dos Coronéis - de Alberto Galeno 
3 -  Revista Fatos & Fotos – Abril de 1970  


www.kantabrasil.com.br/Lampiao.../Lampião%20e%20outras%20Históri...‎

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário