Seguidores

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Ainda sobre meu avô cangaceiro

Por Alfredo Barreto

 Imagem de filme

Meu amigão José Mendes Pereira:

A ausência de noticia se deu por motivos de viagens a trabalho, mas minha busca em saber mais sobre as historias e a História de vida do meu avô continuam... Infelizmente, seus irmãos (meus tios) ainda vivos fizeram desse assunto na família um tabu, mas com um dos irmãos deles consegui as seguintes informações:

Ele morreu aos 51 anos de idade em 1939... Seu nome verdadeiro era MANOEL GOMES LEAL e que depois trocou para MANOEL GOMES MONTEIRO... Nasceu em São Pedro (salvo engano) e depois veio para SERRA TALHADA. Tinha um tio de nome ARISTIDES que ao que me parece era quem cuidava de controlava o sangue quente do cabra. Era invocado ao ponto de um dos cabras de Lampião roubar um cavalo de seu irmão e ele pessoalmente ir até o meio do bando de Lampião buscar o cavalo de volta.

São histórias dele que o meu tio, filho legitimo dele levantou quando fez uma viagem até SERRA TALHADA atrás do pai, mas deparou com a seguinte história...

Meu avô tinha tido o seu pai (meu bisavô) assassinado... Ele esperou pelas autoridades e pela justiça e até se afastou do bando esperando por isso. Como não veio, ele e mais uns cabras foram até a família do assassino de seu pai matou os que encontrou... Por essa razão ele veio para o norte e por essa razão os antigos não falam e nem ajudam a eu ter esse lado espetacular de História de um tempo brasileiro exposto em minha família. (desculpa se não pensas assim) porque quero me orgulhar do meu avô... Todos os seus documentos foram destruídos após esse fato,

Infelizmente meu pai que era quem sabia mais sobre ele já faleceu e eu só me interessei por isso agora quando descobri através de depoimentos de dois de meus tios sobre ele... Depoimentos tímidos mais consistentes. Segundo meu tio, a família gomes é grande e conhecida nessa área do cangaço por ai. Não consegui levantar documentos do meu avô, mas ainda essa semana estarei recebendo uma foto dele, daquelas que ainda era pintada, da época mesmo... Amigo gostaria de contar com sua ajuda para tentar achar algo nesse sentido. Já me decidi em ir procurar os demais parentes dele que ainda estão vivos em SERRA TALHADA... Tão logo eu tenha mais informações e nomes estarei indo para lá atrás...

Espero que a gente consiga revelar coisas nesse sentido. e se vc tiver contato de outra pessoa estudiosa ou curiosa no assunto e na pessoa que possa ajudar, se quiser me passar eu vou atrás para pesquisar.

Conto com a sua ajuda e ainda esta semana, mandei a foto do meu avô.

Grande abraço e até aqui obrigado

Enviado pelo o advogado Alfredo Barreto 
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo12:01:00

    Muito bem caro Mendes, só que pelo texto não consegui entender quem era mesmo o cidadão - avô do autor da matéria - no caso um apelido.
    Abraços,
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir