Seguidores

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

VÍTIMA DO CANGACEIRO ZÉ BAIANO

DATA DA FOTO: c.1929 - FOTÓGRAFO: Desconhecido. LOCAL: Sergipe, Brasil.  

José Baiano (JB) foi um dos mais temíveis cangaceiros de Lampião. Era conhecido como "o Diabo em forma de gente", pois era um sádico ferrador, que adorava marcar suas vítimas com suas iniciais em brasa, conforme imagem acima. 

  
Esta é a senhora Maria Marques, idosa, uma das vítimas do cangaceiro Zé Baiano, com marca de ferro no rosto.

Ele ferrava as mulheres por inimizade ou por julgá-las com os cabelos e vestidos curtos demais. Zé Baiano era filho de cangaceiro e morreu a tiros pelo policial Antônio de Chiquinho, depois esquartejado.


Outra vítima de Lampião e Zé Baiano, o senhor José Custódio de Oliveira (Zé do Papel), teve a "orelha" mutilada, por cangaceiros em Aquidabã/SE.


Esta foto mostra como ficou o Pedro José dos Santos - o Batatinha..., após a sua castração, com apenas 22 anos de idade.


Nesta foto o terrível cangaceiro Zé Baiano mostra o seu poder de fogo, arma na mão e punhal enfiado na cintura. Ainda era o famoso sanguinário de Chorrochó.


Mas como ninguém é invencível, esta outra foto mostra o corpo do afamado homem da caatinga sem vida. Ele foi assassinado por um amigo que tanto lhe deu sombra e água fresca, em sua residência, o Antonio de Chiquinho.

Segundo o escritor Alcino Alves Costa, no seu livro "Lampião Além da Versão - Mentiras e Mistérios de Angico", o cangaceiro Zé Baiano foi assassinado porque o Antonio de Chiquinho vinha observando que o cangaceiro estava de olho em uma de suas filhas. Não querendo aceitar o romance da filha com o facínora, já que sabia o que ele tinha feito com a Lídia, sua companheira, quando a matou a cacetadas em pleno sertão, Antonio de Chiquinho convidou os seus amigos, e de imediato assassinaram o homem de Chorrochó em um encontro em seu coito.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário