Seguidores

quarta-feira, 19 de março de 2014

LUIZ GONZAGA: OS AUTÓGRAFOS DO REI.

Por João de Sousa Lima


LUIZ GONZAGA: OS AUTÓGRAFOS DO REI.

Entre as várias peças que coleciono de Luiz Gonzaga, dentre tantos discos, livros e revistas só duas peças são autografadas. Um dos autógrafos é no livro “o Sanfoneiro do Riacho da Brígida”, 2ª edição,  de 1966. O livro me foi presenteado por Adolfo Müller Júnior. Junto a sua carta ele falou:



CUBATÃO, 2 DE AGOSTO DE 2011

CARO AMIGO JOÃO

É COM PRAZER QUE PASSO ÀS SUAS MÃOS O LIVRO “SANFONEIRO DO RIACHO DA BRÍGIDA” DE SINVAL SÁ, COM AUTÓGRAFO E DEDICATÓRIA DO GRANDE LUIZ GONZAGA APRECIE E GUARDE COM CARINHO COMO EU FIZ ATÉ AGORA.
  
DEUS ABENÇOE VOCÊ E SUA FAMÍLIA.


Luiz Gonzaga na dedicatória desse livro escreveu: AO RAMALHO NETO, COM UM ABRAÇO DO LUIZ GONZAGA, SÃO PAULO, 20 DE 02 DE 67.

Na minha coleção de vinil um dos discos que foi mais difícil de encontrar foi o “ABOIOS E VAQUEJADAS”. Fui presenteado recentemente com essa relíquia pelo cordelista Jurivaldo Alves da Silva, poeta de Feira de Santana. Não sei se o Jurivaldo havia visto o autógrafo do Rei do Baião na capa do vinil, pois as letras estão quase apagadas. Luiz Gonzaga escreveu:

PARA DR. ARTUR BARROS, OUVIR NA CASA OU NO SÍTIO.
SEU VAQUEIRO
LUIZ GONZAGA
SALVADOR, 19/12/1956

Guardo esses dois presentes como verdadeiras relíquias em meu acervo. São duas peças raríssimas que não tem preço comercial mais um alto valor sentimental... Duas simples dedicatórias...  Duas eternas lembranças do maior artista nordestino, representante de uma arte, embaixador da cultura do povo sertanejo, o povo nordestino... Luiz Lua Gonzaga, teus rabiscos guardados no cofre do coração, cuja emoção se renova ao toque de uma simples sanfona, instrumento que propaga seu som pelas veredas desse Brasil infindo...


João de Sousa Lima
Historiador e Escritor
Paulo Afonso, 20 de fevereiro de 2014
http://www.joaodesousalima.com/ 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário