Seguidores

domingo, 9 de março de 2014

Os pais, irmãos e filhos da ex-cangaceira Durvalina


Nesta foto, os pais da ex-cangaceira  Durvalina, com seus filhos e filhas. Foto gentilmente cedida por Neli Conceição.



Hilda Gomes, irmã da ex-cangaceira Durvalina. Esta foto andava nos bornais de Durvalinha (vejam legenda).


Casa da família Gomes de Sá, berço da ex-cangaceira  Durvalina, povoado Arrasta-Pé, Paulo Afonso, no Estado da Bahia  - Vejam legenda na foto.



Conforme a legenda na foto, este é Pedrinho Gomes, irmão de Durvalina - foi forçado pela família a desistir do sonho de ser cangaceiro.


Neli Conceição e seu irmão Inacinho, filhos dos ex-cangaceiros Moreno e Durvalina. A propósito, Inacinho foi gerado durante o cangaço e entregue a um sacerdote no interior da Bahia que o criou. Foi localizado no Rio de Janeiro, graças à insistente busca da irmã Neli, em 2005, quando ele teve oportunidade de conhecer pessoalmente os pais, em Belo Horizonte.

Neli Conceição é nossa amiga, isto é, amiga de todos que estudam o cangaço, e vive comunicando-se com todos nós, através de e-mails, e facebook.
Fotos:
História do cangaço
Severino Barros
Material gentilmente cedido pela filha destes, Neli Conceição. 
http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

3 comentários:

  1. Anônimo16:30:00

    Mendes amigo: Neli Conceição é na realidade (como já disse em outra ocasião), a filha de ex-cangaceiros que mais contribui para o bom desenvolvimento da história do cangaço. Note ainda na fisionomia da grande Neli que a mesma, quando se trata de cangaço, demonstra espontaneidade.
    Parabéns para você e para a filha do casal Moreno/Durvinha.
    Abraços,
    Antonio José de Oliveira - Serrinha - Bahia.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUERIDO AMIGO Antonio José de Oliveira , QUE PENA NÃO TER VISTO SEU COMENTÁRIO ANTES,. OBRIGADA PELO CARINHO QUE VC E SEU COMENTÁRIO , REALMENTE EU TENHO MUITO ORGULHO DE FAZER PARTE DESSA HISTÓRIA , NÃO DE FATOS VIVIDOS , MAS POR SER FILHA DE MORENO E DURVINHA. TENHAS CERTEZA QUE TRATO DO CANGAÇO COM MUITO RESPEITO , POIS A SAGA DE LAMPIÃO E MARIA BONITA É A EMOCIONANTE DO SERTÃO NORDESTINO. DEIXO AQUI MEU ABRAÇO COM TERNURA E CARINHO. DE NELI ( LILI ) ABRAÇOS

      Excluir