Seguidores

terça-feira, 1 de abril de 2014

PESQUISADORES REALIZAM ROTA DO CANGAÇO E ENCONTRAM MATERIAL NA GROTA DO ANGICO

Por João de Sousa Lima(*)
Sg. Lira, João S. Lima, Lourinaldo e Joventino


Dia 29 de março de 2014 os pesquisadores João de Sousa Lima, Lourinaldo Teles, Joventino e Antonio Lira realizaram uma pesquisa por vários lugares onde Lampião passou.

Dentre os lugares da pesquisa passamos no Alto dos Coelhos, Água Branca,  pra conhecer o local onde morou o cangaceiro Barra Nova e a Capela, na Cachoeirinha,  onde Lampião passou por diversas vezes. No Alto dos Coelhos tivemos um grande apoio de Aldiro (sobrinho de Barra Nova)

Um dos melhores momentos foi vasculhar a Grota do Angico e encontrar uma casca de bala, dois pedaços de chumbadas das balas, um friso e ilhoz dourado. O material foi encontrado dentro da pequena furna e com a ajuda de um detector de metais.  Esse material irá compor o Museu do Povo do Sertão, que será organizado por João de Sousa Lima e o acervo de Lourinaldo teles.

A equipe se reunirá nos próximos dias para mais uma aventura nas trilhas do cangaço.


Capela na Cachoeirinha, próximo a casa de Barra Nova

Teles, Lira, João, Aldiro e Joventino

Açude da Casa de Barra Nova

Bala de 1932 encontrada na Grota do Angico

Detector encontra a bala

76 anos depois do combate ainda encontramos uma bala deflagrada

Material encontrado na Grota do Angico


(*)João de Sousa Lima é escritor, pesquisador, autor de 09 livros. Membro da Academia de Letras de Paulo Afonso e da SBEC- Sociedade Brasileira de estudos do Cangaço. Telefones para contato: 75-8807-4138 9101-2501 email: joaoarquivo44@bol.com.br joao.sousalima@bol.com.br

http://www.joaodesousalima.com/


http://blogdomendesemendes.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário