Seguidores

sábado, 17 de maio de 2014

Polêmica e Olhares Diversos sobre o Cangaço de Virgulino no segundo dia de Cariri Cangaço em Piranhas

Por Manoel Severo
Manoel Severo abre o segundo dia em Piranhas

O segundo e último dia de Cariri Cangaço Piranhas, no Centro Cultural Miguel Arcanjo, dentro da Semana do Cangaço, na bela cidade ribeirinha do Baixo São Francisco começou com a Conferência do Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo com o tema: "A intrigante e polêmica genialidade de Virgulino Lampião". Por cerca de 40 minutos os participantes do evento puderam fazer um conjunto de reflexões sobre a personalidade marcante e todos os talentos geniais do rei dos cangaceiros. refletido por toda sua longa vida fora da lei.

No cangaço de Virgulino cada peça se encaixava em seu devido lugar...

"Parece estranho falarmos de cangaço e termos que recorrer a conceitos próprios do ambiente empresarial moderno; mas, nos aprofundando um pouco mais na história intrigante de Virgulino, não nos parece exagero considerar que já naquela época o engenhoso bandido das caatingas conhecia muito bem o valor do Marketing Pessoal, a Política da Boa Vizinhança, Lobby e Tráfico de Influência, até mesmo noções de Logística Empresarial; na verdade não conseguimos conceber um reinado tão extenso de uma vida fora da lei em circunstâncias tão adversas, sem que boa parte desses conceitos não fizesse parte da mente prodigiosa de Lampião" Provoca Manoel Severo. 

Existia amor no cangaço ?

O segundo momento da noite reuniu os pesquisadores Aderbal Nogueira e Juliana Ischiara em mais um eletrizante debate tendo como pano de fundo; A ilusão e o amor no cangaço. As apresentações se seguiram á apresentação do Vídeo documentário da Laser Vídeo: A Ilusão no Cangaço, onde o documentarista Aderbal Nogueira defende a tese da grande ilusão que o cangaço realmente foi,  fazendo reflexões sobre a forma de vida, o sofrimento e as privações de homens e mulheres que se entregavam àquela vida.


Novamente a saudável e sensacional polêmica: Aderbal Nogueira e Juliana Ischiara 


"A qual amor os senhores se referem quando discutem se teve ou não teve amor no cangaço?"

Wescley Rodrigues.

Juliana Ischiara, pesquisadora de Quixadá, "temperou" o debate estabelecendo o contra-ponto e provocando à platéia quando defendeu que existia amor entre grande parte dos casais de cangaceiros da época. "Não se pode dizer que Durvinha não amou Virgínio, ou que Dadá não amou Corisco", provocou Juliana Ischiara.

Secretários, Luiz Carlos Salatiel, Francisco Carlos, Jairo Luiz e o Curador do Cariri Cangaço Manoel Severo, abaixo a secretária de cultura de Canindé do São Francisco,Roberlange Feitosa.


 Professor Pereira, Messias Lima e Manoel Severo 
Lívio Ferraz e Juliana Ischiara

Ao final, os promotores do evento: Secretários de Cultura e de Turismo de Piranhas, Luiz Carlos Salatiel e Francisco Edson, o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo e o Conselheiro Cariri Cangaço, Jairo Luiz, confirmaram a reedição do evento para 2014, que já tem data marcada: Semana do Cangaço 2014 - Cariri Cangaço Piranhas, de 25 a 27 de Julho. Compromisso Assumido ! Que venha 2014!

Manoel Severo
Cariri Cangaço Piranhas
Semana do Cangaço

http://cariricangaco.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário