Seguidores

terça-feira, 17 de junho de 2014

Igreja de São Vicente de Paula em Mossoró-RN


Igreja de São Vicente de Paula construída por retirantes na seca de 1915, uma das trincheiras para impedir que Lampião invadisse Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Quando o cangaceiro Colchete saltou o muro do jardim da casa do prefeito, com a intenção, suposta por alguns historiadores, de colocar fogo em um 'paiol' de algodão na parte baixa da casa, para assim obrigar o pessoal entrincheirado sair, um senhor chamado.

Manoel Duarte

Manoel Duarte, alojado no sótão da residência, acertou-lhe um tiro de 44 na cabeça. Em seguida, o cangaceiro Jararaca vendo o que tinha acontecido, partiu para concluir o que o companheiro tinha em mente (alguns historiadores relatam que ele iria apenas pegar a arma, munição e outros pertences de Colchete, ao também saltar o dito muro), o mesmo senhor, Manoel Duarte acertou- lhe uma bala 44 nas costas. 

Foto capturada no blog Mendes & Mendes.

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

2 comentários:

  1. Anônimo10:44:00

    Mendes: Lampião estava certo; a Igreja de São Vicente é diferente de todas que já pude observar, tratando-se dos fundos da mesma.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir
  2. Anônimo20:23:00

    O cangaceiro Colchete não adentrou os jardins da casa do prefeito... Antes disto foi baleado na cabeça e caiu na rua, entre a Capela de São Vicente e a casa da esquina.
    Não há suposição de nenhum historiador sobre 'paiol de algodão'... Houve sim, uma trincheira montada na frente da casa, em forma de U, onde ficaram alguns resistentes - isto se vê em foto da época,feita por José Octávio - que aparece nos livros.
    Para melhor conhecimento, ler os livros: "A Marcha de Lampião" do Raul Fernandes; "Nas garras de Lampião - Diário do Coronel Gurgel", de Raimundo Soares de Brito & Antonio Gurgel.
    Kydelmir Dantas
    Mossoró - RN

    ResponderExcluir