Seguidores

sábado, 28 de junho de 2014

O DOIDO E A LUA

Por Rangel Alves da Costa* 

Toda loucura é amiga da imaginação, do voo sem asas, dos espaços etéreos, do mistério e da magia, daquilo que é impossível alcançar. Impossível ao ser humano de mente sadia, principalmente porque este mal sabe caminhar rente ao chão.

Mas para o louco tudo possui uma ponta de possibilidade. E não é à toa que o doido conversa com a pedra, faz amizade com qualquer pedaço de pau, sente verdadeiro encantamento por seres inanimados. E também admira a noite, ama as estrelas e é verdadeiramente apaixonado pela lua.

A verdade é que o doido tem uma relação das mais instigantes, misteriosas e profundas com a lua. A esfera lunar lhe causa um efeito tão profundo que nem a ciência ainda foi capaz de apontar os motivos e a dimensão de tudo assim acontecer. Talvez a lua esteja para o louco assim como o sol está para o sertão: um sempre está no outro.

Mas nem só laivos amorosos a lua provoca no doido, eis que também tem o dom de acentuar-lhe a loucura, de provocar sensações indescritíveis, de fazê-lo querer alcançá-la a todo custo. A lua o atrai, o chama, escraviza, aumenta a loucura e a paixão pelo seu mistério.

Segundo o conhecimento popular, quando a lua está cheia, esplendorosamente iluminada no céu, o louco alcança um estágio que vai desde a letargia à insanidade total. A lua cheia faz o louco ficar mais louco, mais arredio, mais perigoso, mais revelador de suas propensões mais escondidas.

A ficção sempre gosta de mostrar a estranha relação entre a loucura e a lua cheia. Numa novela, por exemplo, um personagem vivia verdadeiramente ameaçado pela chegada da lua cheia. Sua situação ficava tão deplorável que a irmã tinha de mantê-lo trancado numa jaula, sob pena de ser levado pela claridão da noite. Mas acaba não resistindo e é levado pelo feitiço da lua.


Muito tenta se explicar acerca dessa estranha e poderosa atratividade. Na ficção, a lua tem o dom de enfeitiçar, mas a realidade aponta outras possibilidades. Seria amor, seria o despertar de um desejo escondido, ou seria simplesmente a atratividade da lua penetrando e transformando uma mente já fragilizada? Ou seria um daqueles mistérios cuja compreensão humana seria também reputada como loucura? Talvez apenas uma força magnética agindo sobre as fendas cerebrais do louco. Apenas talvez.

Parece que o doido adivinha sua breve transformação. Igualmente ao cágado que sai da toca assim que uma trovoada se aproxima, ou como o cavalo que risca na estrada e não segue adiante quando pressente ameaça na beira da estrada, assim também o louco ante a chegada da lua cheia.

É doido, maluco, insano, mas acentua ainda mais sua loucura. Geralmente fica mais entristecido, cabisbaixo, dialogando consigo mesmo, andando de lado a outro como alguém que ansioso espera um acontecimento. Mas nada mais que a lua, que mesmo ainda escondida no céu já começa a provocar reações. E aos poucos tais reações se transformam em verdadeira agonia.

Quando a noite chega e a janela é aberta, logo o louco será avistado olhando pra cima, aflito, nervoso, tomando de espanto e de desejos estranhos. E a lua impiedosa, talvez percebendo aquela dolorosa situação, parece se avolumar ainda mais e se aproximar imensa, toda inteira, daquela janela.

Ninguém sabe o que se passa na mente do louco nestes momentos terrivelmente misteriosos. Ninguém sabe se o magnetismo da luz do luar penetra e torna em rodopios a mente frágil ou se aquela auréola dourada vai trazendo um encantamento arrebatador. Talvez nem o próprio doido saiba distinguir o que realmente sente naquele momento.
Mas a verdade é que se espanta, se encanta, delira, extravasa. E no ápice da transformação, talvez o amor esteja misturado à dor, talvez a paixão venha misturada à angústia de tanto querer e não poder alcançar.

E é por isso que grita, que ergue os braços, que quer voar. E voa. Não sai do lugar, mas voa. E passa a noite inteira voando, até que a manhã o encontra sorridente. Ou mesmo com feições crispadas de sofrimento. Ninguém sabe. Somente a lua.

Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário