Seguidores

sábado, 28 de junho de 2014

Viagem ao Passado: A igreja de batismo do cangaceiro Lampião

Por Redação
http://www.faroldenoticias.com.br/site/viagem-ao-passado-capela-da-extinta-vila-sao-franciso-onde-lampiao-foi-batizado-e-que-se-encontra-submersa/

Essa é a capela da extinta Vila São Francisco, antigo distrito de Serra Talhada. A igrejinha foi local de batismo do garotinho Virgolino Ferreira, o cangaceiro Lampião.


Hoje, a vila e a capela estão debaixo de 311 milhões de metros cúbicos de água, submersas pela barragem de Serrinha, construída na década de 90. 

A vila São Francisco existiu como um dos distritos mais prósperos da Capital do Xaxado, com grande tino para o comércio. 

A vila chegou a ter uma feira por semana, onde boa parte dos serra-talhadenses convergia para o lugar para fazer compras.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo20:34:00

    Mendes, vendo a Capela onde Virgolino foi batizado, faz me lembrar que tudo em sua vida foi bem organizado em termos de religiosidade: Batizado cedo; passou pela comunhão no tempo certo e também foi crismado no tempo certo, além de cumprir o dever eleitoral, chegando a votar em mais de um pleito eleitoral. Só mesmo a partir de 1916 - aos dezoito anos, teve inicio os embaraços em sua vida. Por força de circunstâncias ingressou no "mundo" dos fora da lei, e não teve força para afastar-se.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir