Seguidores

terça-feira, 15 de julho de 2014

Desvendar é preciso


Na foto acima, um dos personagens é um famoso CORONEL, que foi coiteiro do afamado rei Lampião. Quem é ele?


 

Lá vai. Coronel João Carvalho Sá, dono de terras na Bahia, no tópico é o de número 4. O coronel João Carvalho Sá foi um dos maiores coiteiros de Lampião, dono de muitas terras, foi deputado, constituinte na época do Cangaço. Na sua moradia, em Jeremoabo, no Estado da Bahia, tem uma fazenda por nome Espaduada, onde o Rei passava com frequência.



Após analisar a referida FOTO, tenho inclinação que ela está mais para uma parte da volante de ZÉ RUFINO, (sem a presença do mesmo), E, apenas, de uma parte de seus cabras....O DETALHE LEVANTADO PELO SÁlVIO FOI GENIAL..!!....REALMENTE, AS " PORTAS ", NO FUNDO DA FOTO, se parecem com o fundo da última fotografia postada pelo amigo..Com a palavra os estudiosos...!!.

Uma volante policial. 
Ajudem-me a identifica-la. Quem é o seu comandante, ano e local da foto?



Caro Volta seca Volta. Estou achando que se trata da volante baiana do sargento Zé Fernandes. Normalmente ele trabalhava em conjunto com seu amigo e compadre Zé Rufino. Inclusive estavam juntos na morte de Corisco. Zé Fernandes deve ser o quarto da esquerda para a direita na fila da frente.

José Sabino Bassetti

Essa foto da volante de Zé Rufino em 2 partes foi tirada na Bahia em abril de 1937. Somando são 20 homens no total, exatamente o número que tinha a volante de Zé Rufino. Então possivelmente essa terceira volante não seja parte da volante de Zé Rufino. Agora, a foto da segunda parte da volante de Rufino e a foto da terceira volante foram tiradas no mesmo local. Daí eu acho que seja o pessoal do sargento Zé Fernandes. Mas não posso garantir. Abraço".

Maurício Alves publicou em 


Boa tarde, Sr. José Sabino Bassetti!

Obrigado por ter me add. Sou morador do sertão Bahiano, Gostaria que o Senhor me esclarecesse algo, próximo da cidade onde resido, está localizada a cidade de Barra do Mendes, no Estado da Bahia. Local onde supostamente a volante de Zé Rufino encontrou os cangaceiros Corisco, Dadá, Rio Branco e sua esposa, na fazenda Pulgas, o Senhor como profundo conhecedor desses fatos históricos do sertão, poderia me dizer se o fato acima descrito é verídico ou é apenas "Causos" do sertão.

Aguardo resposta! Abço.

José Sabino Bassetti respondeu o seguinte: 

Olá Maurício!

Zé Rufino partiu da região de Serra Negra BA no encalço de Corisco e foi alcança-lo próximo a Barra do Mendes, então município de Brotas de Macaúbas. Chegaram na fazenda Cavaco em Barra do Mendes nas proximidades de Barro Alto e Canafístula. Isso no município de Brotas de Macaúbas.

Na tarde de 25 de maio de 1940, a volante de Zé Rufino com a ajuda da volante do sargento Zé Fernandes atacaram Corisco que estava com Dadá na casa de farinha da dita fazenda. Corisco foi gravemente ferido e Dadá com ferimento grave no pé. A volante viajou de caminhão já em seguida conduzindo o casal. Por volta das 20 horas do mesmo dia Corisco veio a falecer, e Dadá teve parte de sua perna direita amputada na cidade de Djalma Dutra.

Houve quem escrevesse que o ataque se deu na fazenda Pulgas, porém, a informação que lhe passei, foi relatada pelo próprio Zé Rufino em Jeremoabo no ano de 1964. Então não há do que duvidar.

Caro Maurício. Quando você tiver alguma dúvida pode perguntar em nenhum problema, pois, terei o máximo prazer em esclarecer, desde que seja do meu conhecimento.

Abraço fraterno.

Sabino Bassetti

Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário