Seguidores

terça-feira, 15 de julho de 2014

O ex-cangaceiro Labareda e Estácio de Lima

Por José Mendes Pereira
Foto: Dan Miranda.

Às vezes o sujeito não presta para nada por falta de oportunidade. O Ângelo Rogue ou ainda o Labareda, ex-cangaceiro de Lampião, com certeza, muitos infelizes caíram na mira da sua arma, mas posteriormente, depois de ter passado pela prisão, tornou-se um homem do bem, e até trabalhou como auxiliar de confiança do professor Estácio Lima, atendendo ligações e participando de todos os movimentos da repartição pública onde trabalhava.

Os estudiosos do cangaço afirmam que todos os cangaceiros que se entregaram à justiça, e mesmo aqueles que foram pegos pela polícia, nenhum deles voltou a praticar coisas erradas, tornaram-se homens do bem e de confiança. E todos os filhos dos ex-cangaceiros, nenhum deles tornou-se marginal. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com 

2 comentários:

  1. Anônimo18:32:00

    É o que sempre lhe digo caro pesquisador Mendes, não tenho noticias de retorno desses ex-cangaceiros ao mundo do crime. Tudo indica que aqueles jovens não eram portadores de propensão para a criminalidade.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir
  2. Anônimo22:29:00

    Mendes amigo, aproveito a oportunidade para render as minhas homenagens póstumas ao ilustre médico Doutor Estácio de Lima. Homem íntegro, inteligente e que tirava as minhas dúvidas por telefone, já idoso e muitas vezes descansando na rede. Muitas foram as palestras que tive a oportunidade de assistir proferidas pelo Dr. Estácio quando em era assistente de um Juiz de Menores da nossa Bahia do Salvador.
    Abraços.
    Antonio Oliveira - Serrinha-Bahia

    ResponderExcluir