Seguidores

terça-feira, 22 de julho de 2014

“TERMO DE VIDA” - Mané Veio


Este era um termo assinado por algum dos componentes de alguma volante, responsabilizando-se por qualquer e/ou toda pessoa que fizesse parte de sua família. O dito termo descrevia que se alguém da família do soldado tivesse ligação, de alguma forma com cangaceiros, o próprio teria que executá-la, fosse quem fosse a pessoa, sem importar o grau de parentesco entre eles. Citando como exemplo, temos o caso do Sr. Euclides Marques da Silva, conhecido como Mané Veio. 

Mané Veio serviu na força do tenente Douradinho. Estando em Uauá, certo dia, chega-lhe um telegrama de seu pai pedindo que comparecesse com urgência a Santa Brígida, lugar de sua residência. Chegando ao local, Mané Veio deparou-se com uma situação crítica. Todos de sua família tinham sido acusados de serem coiteiros. Muitos já tinham ‘entrado na lenha’, por sorte ou respeito, seu pai, nada sofrera. Porém, sua irmã, seu cunhado Manezinho e José de Neném, ex-marido de Maria de Dea, foram terrivelmente agredidos.

A solução encontrada foi Mané Veio assinar o ‘Termo de Vida’. Só que menos de trinta dias, após esta assinatura, alguns cangaceiros farraram durante alguns dias na casa de sua tia. Sua tia chamava-se Cachica, residente num local por nome Marancó, município de Jeremoabo- BA.

O tenente Liberato relatou todo o acontecido ao soldado Mané Veio, e que não tinha tomado nenhuma providência, ainda, por que ele tinha assinado o termo e o próprio teria que ser o carrasco da tia. Ele mesmo tendo assinado o termo, insistiu para não ser o executor, e então, seus companheiros disseram que eles mesmos fariam a execução. O sobrinho, disse-lhes que poderiam fazer, mas que não tocassem nas crianças. Resultado, sete pessoas foram espancadas, mortas e atiradas ao fogo. As crianças sobreviveram, e algumas, ainda hoje, estão vivas. Fonte livro 'De Virgulino a Lampião" dos autores Antônio Amaury e Vera Ferreira
Obs.: O sr. Manoel Marques da Silva, identificado como sendo a pessoa na foto abaixo, matador de dois cangaceiros conhecidos, tinha a alcunha de Euclides Jacó, o famoso Mané Veio. Não tenho certeza de ser a mesma pessoa que assinou o 'Termo de Vida'.

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário