Seguidores

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

O primeiro avião a pousar em Mossoró - 09 de Junho de 2014

Por Geraldo Maia do Nascimento

Deve-se ao Presidente (hoje Governador) do Estado do Rio Grande do Norte, Dr. Juvenal Lamartine de Farias, a instalação dos primeiros campos de aviação do interior. Mossoró ganhou o seu em 1929. Naquele ano, o Governador Lamartine mostrou-se desejoso e necessitado de empreender viagem aérea para Mossoró, a trato de interesse da administração. Telegrafou ao chefe do Executivo mossoroense, Cel. Vicente Carlos de Sabóia Filho, solicitando que o mesmo providenciasse um campo de pouso para aviões, mesmo de pequeno porte. As providências foram tomadas com rapidez e em um imenso cercado às imediações do antigo campo do Tiro de Guerra, algumas dezenas de homens foram recrutados para o destacamento e nivelamento das duas pistas que se formaram em cruz.

Estando tudo pronto, a cidade se movimentou na manhã de 22 de janeiro de 1929, num dia de terça-feira, para receber a comitiva e ver pousar em terras mossoroenses o primeiro avião. \"E precisamente às 13 horas, um pequeno sinal surgiu na rota de Natal e pouco a pouco foi se ampliando e trazendo do céu o ruído de seu motor. Após algumas evoluções pela cidade e reconhecimento do campo, desceu o pássaro metálico das alturas, pousando em Mossoró sob apreensão e delírio dos populares\", conforme registrou o jornalista Lauro da Escóssia.

Nessa primeira viagem a aeronave trouxe em seu bojo o Governador Lamartine, Dr. Alberto Roseli, diretor do Diário de Natal, aviador Djalma Petit e seus companheiros George Piron, Chenu e Septfonds.

Mossoró recebeu com grande festa o presidente do Estado, que foi saudado pelo Sr. Vicente Sabóia Filho, Dr. Bianor Fernandes e outros oradores. Num banquete efetuado na sede do clube Humaitá discursou em saudação ao chefe do governo o Sr. Vicente de Almeida.

O jornalista José Martins de Vasconcelos registrou o evento em seu jornal \"O Nordeste\", afirmando em certa altura:

\"- Foi um dia esplêndido, de festa, de esperança e aspirações de prosperidade, o dia 22 de janeiro fluente em Mossoró. Intensa multidão, música, flores, fogos, sorrisos e entusiasmo se confundiam no campo de aviação que se ia inaugurar.

O aparelho era um biplano, com duas rodas de borracha sob o motor e outra traseira, direcionado a leme. Possuía a pequena hélice triangular.

Com o advento da revolução de 1930, o Estado mergulhou na mais forte campanha política que lhe foi dado conhecer. Nesse período os interventores e prefeitos pouco demoravam nos cargos, o que provocou descontinuidade nas obras públicas. E o campo de pouso de Mossoró, tão festejado quando da sua inauguração, foi abandonado e uma densa mata tomou conta do terreno.

Somente dez anos mais tarde, o governo municipal voltou a encarar o problema, já sob a orientação técnica da administração federal. Dessa forma o Prefeito de Mossoró, Padre Luís da Mota, desapropriou larga extensão de terra para a construção do seu aeroporto, cuja construção se iniciou em 26 de setembro de 1940.

O gosto pela aviação despertado no seio da sociedade mossoroense, deu ensejo a fundação de um aeroclube local, a 15 de outubro de 1940 e cuja primeira diretoria foi a seguinte: Presidente de Honra Padre Luís Mota; Presidente Aristides Barcelos; Vice Presidente Vicente Sabóia Filho; Secretário Renato de Araújo Costa; 1º Tesoureiro Nelson Xavier Fernandes; 2º Tesoureiro Lahire Rosado; Diretor Técnico Dr. Luiz Sabóia; Diretor Comercial Augusto da Escóssia; Diretor Comercial Gabriel Varela.

O Aero Clube de Mossoró tinha como finalidade incentivar a prática do amadorismo civil da aviação junto aos jovens mossoroenses. O seu primeiro instrutor foi o aviador Mário Santos, da Escola de Pilotagem do Aero Clube do Rio de Janeiro. Possuiu uma frota de aviões tipo \"paulistinha\", dentre os quais podemos destacar: o \"Mário Barreto\", chegado em 1942, o \"Cidade de Mossoró\", que aqui chegou em 1944, o \"Capitão Sílvio Canizares\" e \"João Monteiro Rocha\" em 1945 e o \"Raimundo Fernandes\" que foi doado pela firma Tertuliano Fernandes & Cia., para ser usado em treinamento avançado.

Foi assim que aconteceu o primeiro pouso de uma aeronave em terras mossoroenses. Uma história que começou em 22 de janeiro de 1929 e que perdura até os dias atuais. 

Geraldo Maia do Nascimento

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Fonte:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário