Seguidores

sábado, 2 de agosto de 2014

Manezinho Grande e Izaltina

Por Rogério Santos

“Alto sertão de Sergipe, município da cidade de Gararu, à margem do rio são Francisco; lá no Poço da Volta, ou Palestina, a minha avó Odete, nascera, onde fora criada, onde conhecera e casara com meu avô Antonio Mariano de Aragão, onde nascera a mamãe e todos os meus tios e tias, por parte da mamãe.

Em 1937, na casa dos meus bisavôs, Manoel e Izaltina, lá no Poço da Volta, ou Palestina, em uma noite de São João (24 de junho), havia uma grande festa junina, e de súbito, chegaram cabras de Lampião. Houve um grande transtorno, em seguida, chegara a volante, ou os policiais que combatiam Lampião e seus cabras. Três cabras de Lampião foram assassinados, entre eles, uma mulher de um deles, estava grávida. Lá, todos três juntos, foram sepultados em uma vala, nenhum dos participantes da festa morrera, e nem ficara ferido.

Mané Moreno, Áurea e Cravo Roxo - Acervo do pesquisador do cangaço Rubens Antonio

Depoimento de um dos bisnetos de Manoel Joaquim de Aragão (Manezinho Grande), o senhor Antonio Carlos Melo. Este senhor da foto (Manezinho Grande) era o dono do local que acontecia a festa, ele tocou viola para os cangaceiros nesse dia.

Fonte: facebook

Postado por Adryanna Karlla Paiva Pereira Freitas
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário