Seguidores

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Algumas perguntas e respostas da Entrevista de Lampião cedida ao Dr. Otacílio Macedo


Em 1926, quando esteve de passagem por Juazeiro, Lampião concedeu entrevista ao médico da cidade de Crato-Ce, ao Dr. Otacílio Macêdo. Segue alguns perguntas e resposta da entrevista.

Otacílio Macedo: - Que idade tem?

Lampião: - Vinte e sete anos.

Otacílio Macedo: - Há quanto tempo está nesta vida?

Lampião: - Há nove anos, desde 1917, quando me ajuntei ao grupo do Senhor Pereira.

Este é o Sinhô Pereira 

Otacílio Macedo: - Não pretende abandonar a profissão?

Lampião: - Se o senhor estiver em um negócio, e for se dando bem com ele, pensará porventura em abandoná-lo? Pois é exatamente o meu caso. Porque vou me dando bem com este "negócio", ainda não pensei em abandoná-lo. 

Otacílio Macedo: - Em todo o caso, espera passar a vida toda neste "negócio"?

Lampião: - Não sei... talvez... preciso porém "trabalhar" ainda uns três anos. Tenho alguns "amigos" que quero visitá-los, o que ainda não fiz, esperando uma oportunidade. 

Otacílio Macedo: - E depois, que profissão adotará?

Lampião:  - Talvez a de negociante. 

Otacílio Macedo: - Não se comove a extorquir dinheiro e a "variar" propriedades alheias?

Lampião: - Oh! mas eu nunca fiz isto. Quando preciso de algum dinheiro, mando pedir "amigavelmente" a alguns camaradas.

Otacílio Macedo - Alguns comentários bastante francos:

Lampião: - Tenho cometido violências e depredações vingando-me dos que me perseguem e em represália a inimigos. Costumo, porém, respeitar as famílias, por mais humildes que sejam, e quando sucede algum do meu grupo desrespeitar uma mulher, castigo severamente.
 

http://orodape.blogspot.com.br/2009/10/entrevista-de-lampiao.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário