Seguidores

domingo, 28 de setembro de 2014

Cangaceiros Contratados - O Banditismo no Nordeste

Material do Acervo do pesquisador Raul Menelu Mascarenhas



Santana do Cariri é um município do estado do Ceará, Brasil. Localiza-se na microrregião do Cariri, mesorregião do Sul Cearense, bem como na Região Metropolitana do Cariri. O município tem 807 km². Foi criado em 1885. Possui o título de "Capital Cearense da Paleontologia".


Destaca-se por possuir um vasto sítio paleontológico, onde já foram descobertas várias espécies de animais extintos. Abriga o Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri.


Casarão Cultural Felinto da Cruz Neves e Generosa Amélia da Cruz 1ª mulher prefeita de Santana, 1ª do Ceará e 2ª do Brasil. O Casarão pertenceu ao Coronel Felinto da Cruz Neves, construído no século XIX, com imensos e dezenas de janelões bem trabalhados. Na parte superior: salas, salões, capela com imagens de diversos santos e um catecismo da época. Um pátio e um imenso subterrâneo. Alguns materiais foram importados da França. 


Igreja matriz de Senhora Sant'Ana" centenária e em estilo neo clássico, de estilo barroco com altares internos de rococó, construída no século XIX, pelo Padre Inácio Rufino de Moura. A imagem da padroeira Senhora Santana foi trazida da Europa pelo Coronel Felinto da Cruz Neves, medindo aproximadamente 1,5 m de altura.

No ano de 1925 lutas sangrentas em Santana do Cariri, onde o chefe conservador Manoel Alexandre disputa com chefe democrata Felinto Cruz a posse da localidade.  

A fortuna de Manuel Alexandre era bastante substancial pois com orgulho mantinha seis fazendas, todas com muito gado, tinha lojas, um engenho de cana e muitos imóveis. Era casado e tinha dois filhos.

Conta-se a história que em uma das refregas, o filho mais velho de Manuel Alexandre, desentende-se com um grupo de rapazes da cidade. Leva uma surra. Apesar de ter sido uma simples briga de rua, os agressores são identificados como partidários do coronel Felinto Cruz e Manuel Alexandre jura vingança, reúne alguns homens e vão até a cidade, mas são rechaçados. A refrega termina sem feridos. Mas a raiva aumenta.

No ano de 1925 quando foram contratados cangaceiros de ambas as partes. Manoel Alexandre contrata cerca de 80 cangaceiros e o coronel Felinto Cruz resolve fazer o mesmo, contratando 40 homens do cangaço. A guerra inicia-se e a tropa de Manuel Alexandre invade a cidade. Entrincheirados nos altos da Igreja de Senhora de Santana, os homens do coronel abrem fogo. A batalha termina com 26 mortos.

Para pegar o coronel Felinto Cruz desprevenido, Manoel Alexandre prepara seus cangaceiros para invadir a casa do coronel Felinto, de madrugada. Foi onde ferido por ocasião do tiroteio o filho mais novo de Manoel Alexandre veio a falecer.

Segundo os historiadores, a guerra termina e começa uma longa decadência econômica de Manuel Alexandre. Mas como podemos ver nesse fac-símile  do jornal O Globo de 8 de junho de 1927, ele ainda era um homem poderoso e chefiava a facção a que a família Accioly e o Senador Francisco Sá faziam parte e que Moreira da Rocha presidente do estado do Ceará, segundo o jornal, continuava indiferente pois pertencia ao Partido Conservador.

http://meneleu.blogspot.com.br/2014/09/cangaceiros-contratados-o-banditismo-no.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário