Seguidores

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Dr. Octacílio Macedo médico de Crato descreveu o “retrato” de Lampião.

Por Octacílio Macedo

[...] era magro, bem proporcionado, de estatura mediana, pele escura e cabelos fartos e pretos. Sua vestimenta, do tipo comum, incluía um chapéu de feltro simples (sem os enfeites na aba virada para cima como os cangaceiros geralmente usavam) e um par de alpargatas de couro, do tipo usado pelos vaqueiros da região. Ao redor do pescoço, usava um lenço verde, preso por um anel de brilhante.

Os cangaceiros Juriti, Borboleta e o rei Lampião

Mais seis anéis de pedras preciosas – um rubi, um topázio, uma esmeralda e três brilhantes – enfeitavam seus dedos, símbolos irônicos das chamadas profissões liberais no Brasil... Estava armado com um rifle, uma pistola e um punhal de quase quarenta centímetros de comprimento. 


Como protótipo de um cangaceiro, Lampião estava bem enfeitado e bem armado [...] compenetrado de suas responsabilidades e da fama de seu nome não abandonou um momento o seu mosquetão lendário: sentado em um tamborete, apegado à arma homicida, chapéu na cabeça, cobrindo os cabelos longos, pretos e lisos, óculos e anéis doutorais [...] Lampião, nesta atitude, dá assim a impressão de um Buda chinês.

http://www.revistafenix.pro.br/PDF13/DOSSIE_%20ARTIGO_13-Marcos_Edilson_de_Araujo_Clemente.pdf

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário