Seguidores

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

“LUCAS, O ESCRAVO SALTEADOR”...


Em 25 de Setembro próximo, completa 165 anos da morte do famoso bandido Lucas da Feira, razão pela qual resolvi trazer para deleite e reflexão dos amigos, algumas considerações sobre este importante personagem da história do banditismo nordestino, as quais extraí do excelente livro - “A Pena de Morte em Sergipe”, do historiador sergipano, Pedrinho dos Santos.

“LUCAS, O ESCRAVO SALTEADOR”

Os vários escritores que até os dias de hoje se têm preocupado com a história do salteador baiano, Lucas da Feira, acabam sempre por defini-lo como o mais temível de todos os bandidos do Brasil.

Filho dos escravos Inácio e Maria, Lucas Evangelista nasceu 1804, na fazenda Saco do Limão, de propriedade da fazendeira Antônia, na vila da Feira de Santana, na província da Bahia.

Com a morte dessa rica proprietária, Lucas, ainda menino, passou para o domínio do padre João Alves Franco, senhor de escravos, um dos principais herdeiros da falecida Antônia.


Em 1819, com o corpo já constituído para o trabalho, Lucas foi apresentado pelo padre Franco a um amigo carpinteiro, a fim de que o menino se tornasse mestre naquele ofício e, assim, pudesse ganhar a vida de modo honesto, fazendo serviço decente e lucrativo.

Não demorou muito tempo para o padre Franco cair na real. Lucas não queria nada com o trabalho. Fugia da oficina a todo instante. Batia nos colegas aprendizes. Brigava com os companheiros e ameaçava se medir com os mestres da oficina de trabalho.


Continuadamente o padre tentava consertar o menino sob a inspiração da palavra cristã. Não havia jeito para os conselhos surtirem o efeito desejado. Parecia a luta do bem contra o mal. Às vezes, quando chamado pelo padre para uma conversa tête-à-tête, cara a cara, o menino dava as costas, saía pelo outro lado da casa deixando o padre sozinho, a falar com as paredes. E não foram poucas as vezes que o sacerdote teve de almoçar lagartixa, calango, lagarto, minhoca, pata de cachorro, rato caseiro e outros bichos atirados na fervura da panela, pela mão maldosa de Lucas.

Vítima de tanta maldade e já cansado das mil diabruras do menino, o padre pediu ao delegado a prisão do seu escravo menor.

Negro sagaz, Lucas arrombou a porta da prisão e, em liberdade, deu umas boas bordoadas na escrava empregada do padre Franco e sumiu no mato, passando a viver por muito tempo escondido, comendo o que podia achar ao alcance das mãos. Depois, premido pela necessidade de estar sempre saindo de um lugar para outro, fugindo da caça dos feitores, passou a assaltar as pessoas que iam fazer compras na feira da vila de Santana.

Como esses assaltos acabavam geralmente numa briga corporal, em virtude sempre da resistência do assaltado, Lucas passou a matar suas vítimas a facadas ou a pauladas e, assim, a formar um rosário de crimes. Com a sucessão desses crimes, alguns narrados de forma horrorosa e sinistra, pouco tempo depois, o nome de Lucas repercutiu tenebroso por todos os cantos da província da Bahia e se estendeu por algumas regiões do norte do país como Sergipe, Alagoas e Pernambuco.
Sendo procurado pela polícia baiana que desejava levá-lo à forca, Lucas procurou esconder-se num dos vários quilombos do território da Bahia. Célebre e temido, cedo se tornou chefe quilombola com escravos a seu dispor, para assaltar e assassinar aos que o resistissem.


Constantemente perseguido, com os caminhos vigiados e boa parte dos comparsas em debandada, com receio de uma matança policial, Lucas passou a proteger-se nos lugares de difícil acesso, fato que lhe dificultava nos assaltos tão necessários ao viver daqueles que, indiferentes ao perigo que corriam, continuavam em sua companhia.

Para fugir do cerco policial e ser esquecido da memória dos moradores da Feira de Santana, Cachoeira, Pedra do Descanso, Catumby, Jacuípe, Santo Antonio, Lagoa Salgada, São José, Registro, Canavieiras, Lagoa do Furno e São Vicente, localidades por andava “aprontando”, Lucas embrenhou-se pelo fechado das matas do norte da Bahia, atingindo em sua fuga desesperada, as terras do limite sul da vizinha província de Sergipe, aonde praticou um dos seus principais atos de violência contra um senhor de engenho acusado de ter estuprado, em sua propriedade, uma negra liberta vendedora de cigarro e de rapé, da vila de Lagarto, fato ocorrido entre os anos de 1844 e 1845, conforme Manoel Pedreiro, natural da mesma Feira de Santana que, em fins da década de 1950, sentado na calçada de sua residência, contava para os estudantes a história de Lucas e de outros facínoras da Bahia.

Com a repercussão do acontecimento, consequência lutuosa daquele evento, senhores de engenho, proprietários rurais e capitalistas, formaram uma escolta particular – “uma liga criminosa” -, constituída pelos soldados das delegacias da região, por escravos, capitães do mato, índios viciados da tribo de Água Azeda e por jovens ociosos, maconheiros e desocupados, para finalizar as vidas de Lucas da Feira (...) e trazer de volta, amarrados como uma corda de caranguejo, todos os escravos fugidos da região sul da província.

Pressionado por essas manobras que visavam matá-lo a qualquer custo e, consciente, sobretudo, que o tempo de sua estada nos limites de Sergipe já se fazia suficiente para o esquecerem na Feira de Santana, pôs fogo em todos os casebres do quilombo e cavalgou de volta ao rincão natal, onde deixara, sob encomenda, pouco mais de uma dezena de crimes para fazer.

Coitado do Lucas! Iludido, logo percebeu que o seu nome não estava esquecido da memória do povo. Pelo contrário. Construíram em torno dele uma auréola de histórias e um volumoso compêndio de anedotas e maldições. Pelas ruas, sítios e os mais distantes logradouros, já andavam cantadores e violeiros, em duplas, lembrando o perfil criminoso do salteador. Diziam verdades e mentiras, coisas estapafúrdias. A Lucas atribuíam todos os crimes, todos os roubos e furtos. Todos os estupros. Todos os pecados do mundo. A ele dirigiam os grandes e pequenos males. Todos os desastres ocorridos no quadrado da Bahia eram atribuídos a Lucas. Comentavam, inclusive, que ele praticara para mais de 150 assassinatos e um montão de defloramentos.

Ante esses comentários que tomavam a atenção e metiam medo, Lucas procurou proteção ocultando-se do olhar das ruas, indo ocupar o interior das matas, para se livrar da polícia e executar assaltos nas estradas de Tanquinho, Capoeiruçu, São José de Itapororocas, Riachão do Jacuípe, Santa Bárbara dos Humildes, Oliveira dos Capuchinhos, Santo Amaro e outras localidades.

Astuto nas estradas de leito arenoso, onde os passos não podiam ser ouvidos, Lucas criou um primitivo sistema de alarme, que consistia em cipós ardilosamente camuflados, em cujas extremidades ele pendurava chocalhos tirados dos animais. Assim, quando o descuidado tocava num daqueles cipós, Lucas saía da toca para assaltar sua presa. Para saber a direção que o viajante tomava, se andava para Feira de Santana ou dela estava se retirando, Lucas inventou outro sistema rústico de aviso, com gravetos escondidos e bem armados sob a areia.

Assim que os assaltos se tornavam sucessivos, com o cometimento de atrocidades, a polícia empreendia novas e vigorosas diligências. Proprietários agrícolas e donos de engenhos reuniam-se nessas ocasiões a dezenas de escravos e a voluntários que, armados para combater o procurado, saíam à procura de Lucas por todos os recantos da Bahia.

Várias foram as investidas para prender ou matar o facínora. Às vezes, conseguiam prender um ou outro escravo fugido dos engenhos. Aí, então, para disfarçar os tantos insucessos daquelas diligências, saíam com o preso à frente da escolta, anunciando pelas ruas tratar-se de um perigoso elemento da quadrilha de Lucas da Feira.

É certo afirmar, porém, que em duas ou três dessas investidas, as escoltas conseguiram prender dois dos temíveis componentes da quadrilha do salteador: Floriano e Januário, que após sumário julgamento foram levados à forca. Numa outra oportunidade, o salteador Nicolau e uma negra escrava, ambos do mesmo, após bando, foram presos quando tentavam assaltar algumas pessoas. O povo “morrendo de raiva”, após guilhotinar o escravo Nicolau, saiu arrastando o corpo sem cabeça pelas ruas do vilarejo, anunciando o prazer da justiça feita com as próprias mãos.

Assim, depois de horas e horas de exibição do tronco sendo arrastado pelas pernas e braços, de discursos e palavras de louvação aos reclames da justiça, o corpo de Nicolau, pendurado num pau, foi atirado a labaredas que crepitavam de uma fogueira armada logo depois da prisão do negro quilombola.

Prêmios e mais prêmios eram oferecidos a que desse a menor informação sobre o paradeiro de Lucas ou o capturasse em qualquer lugar. Avisos, boletins e proclamações eram afixados nos lugares públicos da velha província. Nada se conseguia. Um chefe de polícia, Francisco Gonçalves Martins, cercado e cobrado pela população intranqüila, chegou a oferecer a importância de quatro contos de réis, para quem se aventurasse a prender e levar o salteador à prisão da capital.

Certo dia, porém, um negro assassino de nome Cazumbá, preso na cadeia pública da Bahia, ao saber desses “oferecimentos” e da vantajosa oportunidade que se oferecia para ele, apresentou-se para caçar Lucas da Feira, exigindo, em contrapartida, ser dispensado do restante da pena que cumpria e receber, também, a premiação do governo provincial.

Firmado o acordo entre governo e o bandido, este constitui sua “empresa de facínoras” para cair no mato à procura de uma pegada, de uma pista que o levasse diretamente ao covil do colega celerado. Não se tem o número exato dos dias e nem a soma do dinheiro público gastos para efetuar a caçada ao facinoroso Lucas da Feira. Sabe-se, porém, que durante vários dias e longas noites, Cazumbá “atravessava cidades, estradas poeirentas, subia e descia morros, transpunha campos e chapadões, até que, numa segunda-feira, 24 de janeiro de 1848, à tarde, avistou a fera num lugar chamado Pedra do Descanso”.

Desguarnecido de suas armas e mais intimamente de sua proteção espiritual (...), Lucas, que acabara de tirar uma pestana, foi atingido por um dos tiros disparados por Cazumbá e sua gente.

Mesmo gravemente ferido, conseguiu correr e manter-se vivo. Cazumbá não quis perseguir o fugitivo por dentro do mato. Achou perigoso e, prudentemente, decidiu voltar para organizar uma nova caçada, com mais gente e mais armas de fogo.

Dias depois, encontrado dentro de uma grota com uma mulher que cuidava do seu ferimento, sem nenhuma força física para resistir a um grande confronto com homens armados, Lucas, após ser novamente ferido por uma bala, caiu sentado aos pés dos caçadores. Foi conservado vivo porque necessitavam que ele mesmo declarasse ser o real criminoso, o temível escravo procurado pela polícia.

Transportado numa rede até Feira de Santana, a prisão de Lucas foi festejada na Bahia inteira. Por onde a escolta passava conduzindo o preso, os sinos das igrejas repicavam em regozijo e muito louvor, foguetes subiam aos céus e, em algumas cidades, organizavam-se bailes comemorativos e outras festas que atravessaram as madrugadas da Bahia.

Recolhido à cadeia pública de Feira de Santana, com o braço já amputado, Lucas foi enforcado no Campo do Gado na manhã do dia 25 de setembro de 1849, aos 45 anos de idade.

Depois da execução, como é de costume do povo brasileiro, o imaginário começou a trabalhar o seu fabulário, com a narração de estórias, declamação de versos poéticos, exacerbação do preconceito racial por parte dos intérpretes da sociologia burguesa, publicação massificada de cordéis e o tocar de violeiros em desafios nos espaços das ruas e logradouros públicos da Feira de Santana. No meio rural e nos cafundós, o povão saiu a afirmar que Lucas jamais roubou para si, mas para os pobres; e que só matava a quem o ofendia ou quando caçado, em defesa da própria vida. Portanto, Lucas era uma justiceira, roubando dos ricos para oferecer aos pobres. Ou como bem analisou Jackson da Silva Lima, um dos mais respeitáveis estudiosos da cultura popular do Brasil. Para uns, Lucas da Feira não passou de um bandido desprovido de alma, autor de crimes que estarreceram o país. Para outros, porém, “uma espécie de Hobin Hood, paladino e vingador dos humildes...”

Para Thomé de Moura, Lucas, além das mãos que o denunciavam como assassino, era de tamanho médio, cabelos carapinhos, olhos malaio, que nascera assassino, tendo nos pulmões “o ar mefítico das senzalas, onde, em tão larga escala, se desenrolavam os tristíssimos quadros da escravidão”.

É certo que o estudo deste escritor é visceralmente preconceituoso e nele reflete, sobretudo, as teses nefastas da superioridade racial que, infelizmente, encontraram adeptos naquele instante da história do Brasil. Portanto, para Thomé de Moura, Lucas, por ser negro e escravo, era uma espécie muito feia. Além dessa fealdade, sustentava aquele autor, Lucas carregava com ele o pior de todos os defeitos: a ferocidade de um cruel assassino, portador “de uma ignorância profunda, um verdadeiro monstro saído dos antros da escravidão, e, portanto, um exemplar aperfeiçoado dessa classe de gente que não tem senso moral e para quem não existe o que é belo, sublime e santo”.

A vida de Lucas da Feira teve fim com a corda esticada no pescoço, no Campo do Gado. Talvez não fosse ele um criminoso sanguinário. Há, em alguns momentos de sua vida, pegadas de sentimento e de retribuição. Tinha, como bem afirmou Serafim Franca, a armadura de um vingador. Revoltou-se contra o maldito instituto da escravidão, contra as iniquidades, contra os inclementes castigos impostos à raça negra, aos seus irmãos e irmã martirizados nas senzalas, caçados nas matas para a representação do ato maior da justiça burguesa e parcial do Brasil: a execução de negros escravos.

Obs.: Das notas de pé de página, transcrevo apenas esta: “Não encontramos nos arquivos da Bahia e de Sergipe, um só documento que atestasse a presença do salteador Lucas da Feira na província de Sergipe. Há, tão somente, ofícios expedidos pelo presidente da província da Bahia rogando que se intensificassem as investigações para identificar a presença do salteador em terras sergipanas.”

Imagens: Capas do Livro e retrato imaginário de Lucas da Feira, da iconografia apresentada.

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

2 comentários:

  1. Anônimo20:38:00

    Excelente texto caro Corrêa Sobrinho. Agora tenho uma dúvida: Será que Lucas Evangelista esteve mesmo em ação em Sergipe e outros municípios baianos além de Feira de Santana onde ele cometeu suas muitas estripulias? DEIXO A PERGUNTA NO AR.
    Antonio Oliveira - Serrinha - Bahia - E-mail: antonioj.oliveira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Anônimo22:13:00

    Em nota deste livro, a de nº 205, seu autor, o historiador Pedrinho dos Santos, diz, a respeito da presença de Lucas da Feira em Sergipe, o seguinte: "Não encontramos nos arquivos da Bahia e de Sergipe, um só documento que atestasse a presença do salteador na província de Sergipe. Há, tão somente,ofícios expedidos pelo presidente da província da Bahia rogando que se intensificasse as investigações para identificar a presença do salteador em terras sergipanas. Fundo AG [Acerco Geral: Presidente da Província], pacote nº 482 [1836-1840], APES. Obrigado pela postagem e cordiais saudações! Antônio Corrêa Sobrinho.

    ResponderExcluir