Seguidores

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

O CANGAÇO - UMA FOTO RARÍSSIMA DE ANTÔNIO SILVINO - O RIFLE DE OURO


Manuel Batista de Moraes, o Antônio Silvino, foi durante muito tempo o Rei do Cangaço antes da chegada de Lampião. Nascido em Afogados da Ingazeira-PE em 2 de novembro de 1875 e faleceu em Campina Grande, PB, 30 de julho de 1944. Filho de Francisco Batista de Morais e Balbina Pereira de Morais.

Adota o nome de guerra de Antônio Silvino em homenagem a um tio, Silvino Aires Cavalcanti de Albuquerque, também bandoleiro. Por outros, é apelidado de o "Rifle de Ouro".

Conforme a pesquisadora da Fundaj, Semira Adler Vainsencher, ele representou, um pouco antes de Lampião, o mais famoso chefe de cangaço, substituindo cangaceiros célebres tais como Jesuíno Brilhante, Adolfo Meia-Noite, Preto, Moita Brava, o tio - Silvino Aires - e o próprio pai.

Entre suas façanhas, arrancou trilhos, prendeu funcionários, e sequestrou engenheiros da Great Western, que implantava o sistema ferroviário na Paraíba.

Nesse estado, um dos seus maiores perseguidores, nos primeiros anos do Séc. XX, foi o alferes Joaquim Henriques de Araújo, que mais tarde viria a ser Comandante da Polícia Militar paraibana.

Em Pernambuco, uma década depois, foi perseguido pelo alferes Teófanes Ferraz Torres, delegado do município de Taquaritinga, que finalmente o prendeu em 1914, no governo do general Dantas Barreto.

Tornando-se o prisioneiro número 1.122, da cela 35, do Raio Leste da antiga Casa de Detenção do Recife, teve comportamento exemplar. Em 1937, é libertado através de um indulto do presidente Getúlio Vargas.

Faleceu no dia 30 de Julho de 1944 na cidade de Campina Grande-PB.

Obs: Esta foto fora gentilmente cedida por um familiar de Antônio Silvino, residente na cidade de Campina Grande-PB, à amiga Sulamita De Souza Buriti (Campina Grande-PB) que nos presenteou com uma cópia da imagem... e que agora compartilhamos com todos(as) vocês.

Nossos agradecimentos.

Fonte: facebook
Página: Geraldo Júnior

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário