Seguidores

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

O PANEMA E O PINTOR DA NATUREZA

Por Clerisvaldo B. Chagas, 12 de setembro de 2014. - Crônica Nº 1.259

O mestre pincelava aqui, retocava ali. Recordo com nítida clareza o quadro bucólico apreciado dos fundos das residências. Fundos das residências da hoje Rua Antônio Tavares que deslumbrava fatia urbana do rio Ipanema.

(Foto: identificação abaixo)

Lavadeiras pobres sob jirau de varas finas, nas areias grossas do rio seco. Palhas descoloridas pelo tempo e tecidos baratos sombreando as mulheres de cócoras à beira da cacimba.

Cem metros a montante, o botador d’água abastece as quatro ancoretas. Está ajoelhado diante da cacimba com tonel sem fundo. O caboclo vai retirando o líquido pesado com uma cuia de cabaça e passando para o funil acoplado na ancoreta. O chapéu de palha protege-o do Sol escaldante do Sertão. O jumento, ao lado aguarda pacientemente o complemento da carga e a voz conhecida do seu dono.

Ali perto, garotos jogam bola no campinho improvisado pelas últimas cheias do Panema. Lá adiante e mais acima, adolescentes caçam rolinhas que procuram a bebida dos minúsculos poços. Os garotos fazem manobras entre pedras e moitas com suas petecas improvisadas.
Uma vaca magrela muge sobre grama e ramagens.

Cavalos, burros, jumentos, pastam isoladamente presos por cordas de caroá.

Um caçador, traje em molambo, corta ao meio a paisagem bucólica com espingarda à mão.

Uma banda do céu se encurva e azula o cenário nordestino da década 1950.

O tinido do ferro na bigorna dita o ritmo do tempo no compasso que preenche o vazio do vale, do sertão, da vida encravada na simplicidade das coisas, das páginas de Deus.

Tira uma sesta o serrote do Gonçalinho, o serrote do Cruzeiro, a serra Aguda, os píncaros da Remetedeira.

O pintor vai encerrando a cena quando fiapos de brancas nuvens passam  como lenços brancos, acenando para o dorso encardido do velho Panema.

* Foto histórica e rara  de Laércio Luiz em:
LIMA. Ivan Fernandes. Geografia de Alagoas. 2ª ed. São Paulo, Do Brasil, 1965.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário