Seguidores

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Que distração prazerosa essa minha. FASCINAM-ME OS OLHARES SOBRE UM LAMPIÃO AINDA VIVO "DIÁRIO DA MANHÃ" - 03/02/1927.


O BANDIDO ROMÂNTICO - MATOU O CABO E MANDOU AS DIVISAS AO GOVERNADOR DE ALAGOAS

A PIQUE DE SER PRESO, FOI SALVO POR UMA MULHER!

De Pernambuco, onde é negociante, chegou a esta cidade, na terça-feira última, a bordo do nacional Itaquatiá, o senhor Leopoldino Eloy de Almeida.

Era voz corrente, que a sua vinda aqui, prendia-se sobre os últimos ataques do célebre bandido Lampião, aos sertões daquele Estado.

Cientificados disso, ontem, à tarde, fomos procurá-lo no Hotel Meridional, onde se acha hospedado.


O senhor Leopoldino recebeu-nos amavelmente, perguntando:

- Que desejam de mim?

- Alguns informes sobre o cangaceiro Virgulino – respondemos.

E após alguns minutos de reflexão, aquele estimado negociante de Recife, começou a narrar o que sabia.

POR QUE LAMPIÃO AINDA NÃO FOI PRESO

- A causa de Lampião não ter sido logo aprisionado – começou – era proteção que lhe dispensava o coronel João Nunes, comandante da polícia de Pernambuco.

Durante o governo Sergio Loreto ele nunca foi verdadeiramente combatido. O governo não se interessava pela sorte dos nossos sertanejos. O coronel João Nunes, o protetor do bandido, nunca deixou que os oficiais se comunicassem com o chefe de polícia, que ignorava tudo.


Quando o coronel Nunes sabia que o bandido estava em Floresta, telegrafava aos seus oficiais para tomarem rumo oposto. Porque essa proteção? Falam em causas muito graves e comprometedoras...

- E nunca houve combates?

- De quando em quando, se a sorte não ajudava, registravam-se escaramuças, isso mesmo de pouca monta... Nos últimos dias do governo, travou-se um combate sério na serra do Man, em Floresta, do qual resultou a morte de 14 praças e 24 feridos. Sempre foi assim: quem sofria mais era a nossa população. O major Teófanes Torres, o mesmo que prendeu Antonio Silvino, o único que se interessava pela prisão do bandido, foi jogado, por ordem do coronel Nunes, para Petrolina, onde passou dois anos.

UMA MULHER LIVRA VIRGULINO DE SER PRESO

Ultimamente – continuou o negociante – quando o senhor Julio de Melo, presidente do Senado, tomou conta do governo, devido aos grandes pedidos dos sertanejos, chamou o major Teófanes Torres, dando-lhe plenos poderes para capturar o cangaceiro.


O senhor Eurico de Souza Leão, atual chefe de polícia, que tem sido incansável, interessando-se bastante contra Virgulino, deu várias instruções ao major. E na quarta-feira atrasada passava Lampião nas proximidades de Bom Conselho, limites com Alagoas, onde dizem que ele é protegido do chefe local José Abílio, em direção ao povoado de Capim, um quilômetro distante da cidade. A força foi informada disso.

Marchou para o povoado. Uma mulher, porém, avisou ao bandido. E à noite, quando ninguém esperava, a força de Lampião atacou pela retaguarda, resultando na morte de quatro praças e de três bandidos.

Foi preso um cabra, conhecido por “Casaca de Couro”. Este fez declarações curiosíssimas. Disse que o irmão de Lampião, o Livino Ferreira não era morto. Estava vivo, forte e comandava o pelotão da retaguarda. O grupo era composto de 180 homens bem armados e municiados.

O ÚLTIMO COMBATE – UMA CARTA AO GOVERNADOR DE ALAGOAS

Na sexta-feira última, a polícia marchou para a vila de Rio Branco, em cujos arredores falava-se estar o bandido.


À tarde o comandante recebeu um convite para a luta. A força marchou logo para o local. Travou-se o combate, cujo resultado até a minha saída de Recife não se sabia.

Quando ele passou por Capim, Alagoas, matou um cabo da polícia do mesmo Estado. Arrancou as suas divisas, as quais acompanhadas de uma carta mandou ao governador Costa Rego, dizendo que estava acostumado a atravessar rios cheios, quanto mais “regos”.

AS PRISÕES EFETUADAS

Continuando a sua entrevista, diz ainda o senhor Leopoldino:

- O chefe de polícia tem ultimamente efetuado muitas prisões de fazendeiros protetores de Lampião, que estão sendo recolhidos à polícia central.

O fazendeiro Ângelo da Gia já foi preso e se acha recolhido à cadeia de Belmonte. Outros protetores do bandido têm sido pegados.

- O certo é, meu amigo – disse ele terminando – o Virgulino com a atual administração tem sido perseguido tenazmente. Não tem pousado em Pernambuco.

E Lampião continua a ser, destarte, o prato do dia!...

Imagens: fac-símile da matéria e, respectivamente, fotos de Eurico Leão, Julio de Melo, Sergio Loreto, Lampião,Teófanes Ferraz, Livino, João Nunes.

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

2 comentários:

  1. Anônimo09:38:00

    Pois é caro Pesquisador Mendes, com essa proteção recebida, até eu que não tenho coragem, seria capaz de adquirir a tal coragem para os embates.
    Antonio Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:39:00

    Caro Antonio Correa Sobrinho e amigo Mendes, esta é uma matéria de grande peso. Estive lendo-a e entendendo os acontecimentos que não os conhecia. Parabéns aos BUSCADORES das informações.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir