Seguidores

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

A casa da mãe de Pedro de Cândido

 

Série: “... mais um descaso com o patrimônio histórico”!

Em junho de 1938 ouviram-se os gritos de Pedro de Cândido, torturado a partir desta casa, a qual, hoje, brada, gritando aos quatro ventos, a tortura que as autoridades competentes fazem ao patrimônio histórico.

...Na calçada deste alpendre, abaixo mostrado através do registro fotográfico, não sabemos se ainda encontra-se desta forma...
 
Agonizante, vemos as paredes suportarem o peso dos anos, a madeira sofrerem com os cupins, e o eco dos gritos da tortura do descaso, para mostrar aos desta geração, que foi a partir desta localidade que se deu início ao fim do fenômeno cangaço. Término daquele que se constitui num dos mais cruéis acontecimentos praticados com, e por seres humanos nas quebradas do sertão.
 
“(...) na tarde do dia 27, as volantes partiram com a informação dada por Joca Bernardo de que Pedro de Cândido tinha o paradeiro de Lampião (...), então, manda dois soldados buscarem Pedro em casa(...). 

Pedro é trazido e “questionado”(...) nega saber do paradeiro de Lampião(...) então, subjuga-o e arranca uma das unhas de Pedro com a ponta do punhal e “força” sua costela “mindinha” com o cabo do mesmo punhal(...)”. Começa a tortura em Pedro, e “... como na tortura toda carne se trai...”, o torturado “abriu o bico” dizendo aonde se encontrava o bando de cangaceiros acoitados.

Fonte: cangaco.com/2012/07/20/o-ultimo-combate-de-lampiao posted on 20/07/2012 by pacabral por leandro cardoso fernandes - foto não encontrei referência de quem tenha capturado a fotografia

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Um comentário:

  1. Anônimo17:28:00

    Vou te contar Mendes, se fosse para restaurar a casa dos pais de Pedro de Cândido, estaria difícil, uma vez que as condições da mesma estão precárias. Não sei se já estão restaurando a casa do Sítio Jacu, da família de Chico Pereira.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir