Seguidores

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

CONTRA LAMPIÃO: ESTRATÉGIA EM ANGICOS (I)

Por Clerisvaldo B. Chagas, 17 de outubro de 2014 - Crônica Nº 1.283

Esse trabalho inédito, não pode ser copiado sem seguir as normas da ABNT e nem plágio no todo ou em parte.


Lampião não estava de todo errado diante das observações de Corisco e Labareda no dia 26 de julho de 1938. Corisco, alegando que o coito só tinha uma boca, não quis pernoitar na grota da fazenda Angicos. Labareda afirmara que “isso é cova de defunto,compadre”, pelo mesmo motivo.

O que Virgolino teria pensado? Havia postado sentinelas no morro das Imburanas, à sua direita. Pelo dia, qualquer movimento vindo pela frente do riacho onde estava acampado, seria visto. Daria tempo de sobra para que ele armasse uma emboscada em três frentes, onde não sobraria ninguém. Além disso, o pedregulho do rio, abaixo do acampamento, dificultaria o avanço do inimigo. Segundo: Em último apuro, num ataque frontal, poderia escapar pelas duas veredas disponíveis: uma que iria ao cimo do morro das Imburanas outra que iria para o cume do morro das Perdidas, à sua esquerda, com saída para o interior. Durante a noite só um maluco se arriscaria a chegar até ali. Portanto havia a possibilidade de emboscar o inimigo e duas válvulas de escape no coito.

Cremos que Lampião nunca imaginou um ataque de volantes pelos fundos da grota (e não houve) até mesmo porque o movimento da polícia de Alagoas chegava constantemente aos seus ouvidos, através de Pedro de Cândido e outros coiteiros. Por trás, também a fazenda Logradouro lhe dava cobertura com seu dono e coiteiro Júlio Félix. Quanto aos flancos, estavam protegidos pelos dois morros: Imburanas à direita e Perdidas à esquerda. Estava certo ou errado? Em nossa opinião, certíssimo, mesmo contrariando as intuições de Corisco e Labareda.

Onde Lampião errou? Errou onde todos erram. Primeiro a traição forçada de Pedro de Cândido e de seu irmão Durval, que indicaram as volantes o seu esconderijo. (Não estamos aqui contando com envenenamento). Segundo, a traição da noite, jamais imaginada como coiteira da polícia. Esses dois fatores nada seriam se não houvesse mais dois decisivos. Terceiro: a estratégia de general do coiteiro Pedro de Cândido no ataque. Foi ele quem, conhecendo todos os pontos, dividiu e conduziu a tropa que atacou em quatro frentes, tapando as três válvulas de fuga dos cangaceiros. Quarto: Lampião contava com a complacência do comandante das volantes João Bezerra, jamais com a determinação do aspirante Chico Ferreira, praça Mané Vei, sargento Aniceto e a volante fiel do aspirante. Portanto, esses foram os quatro fatores que derrotaram o bando de cangaceiros na grota da fazenda Angicos, pondo fim ao cangaço no Nordeste.

·        Amanhã, sábado (18), veremos a continuação e final dessa crônica com a estratégia montada de Pedro de Cândido. 

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com.br/2014/10/contra-lampiao-estrategia-em-angicos.html 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário