Seguidores

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Me tira uma dúvida!

Por Ricardo Morais

Ricardo Morais pede explicação ao professor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio

Salve mestre! 

Sou primo de um amigo seu Fernando Alves, tudo bem? Me tira uma dúvida: ouço pessoas dizerem que Lampião era chefe de Corisco; não consigo enxergar Corisco subordinado a alguém; entendo, sem profundo conhecimento do assunto cangaço, que eles eram amigos, porém, cada qual com o seu grupo, e Lampião, sem dúvida, exercendo uma liderança natural no cangaço, pois pelo que sei, ele era provido de muitas habilidades extras que o tornava diferenciado dos demais bandos... Lampião era chefe de Corisco? Ou Corisco era indomável? 

Abraço, professor!

Rubens Antonio respondeu-lhe dizendo 
o seguinte:


Oi, Ricardo MoraisA relação entre Lampeão e Corisco experimento muitos momentos de integração absoluta, muitos de tensão, outros de afastamento... Por atritos ou estratégia. 

Há depoimento de final dos anos 1920, de Lampeão, dizendo que deu cabo de Corisco. E, naquele mesmo ano, Corisco foi visto liderando um subgrupo ou sub-bando... Na verdade, isto surge como uma espécie de piloto do que se desenvolveu na década de 1930. Os cangaceiros não ficavam todos agrupados em unidade, mas dividiam-se em subgrupos. Estes costumavam circular por uma determinada e vasta área... No todo, Lampeão permanecia como líder incontestável, apesar de graus maiores ou menores de independência das sub-unidades... 


Uma delas sempre com Corisco à frente... Reunia-se a Lampeão, de quando em vez, a modo de "matar saudades", e, depois, seguia com seu subgrupo... Corisco, assim como todos os demais, eram violentos, e quanto a ser indomável ou domesticável... Lampeão dava as ordens... Mas sabia muito bem que ordens dar, de modo a poder continuar mandando... Ou seja... Ele mandava aquilo que ele sabia que Corisco e os outros obedeceriam... Por vontades próprias ou premidos por necessidades... 


Enfim, na estrutura do Cangaço, Lampeão nem tanto mandava em Corisco... Mas algo como "gerenciava", "coordenava"... O esquema era... "Não se domina... Incita-se na direção correta."

Fonte: facebook
Página: Rubens Antonio

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário