Seguidores

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

ENTRE HERÓIS E MARGINAIS: CONHEÇA OS FORA DA LEI QUE VIRARAM LENDA – VIRGOLINO FERREIRA DA SILVA, O LAMPIÃO – PARTE X – FINAL


Cabra Macho
(?) Lampião (1897-1938) - (¿) Brasil - ($) 113 mil (±) – (?) 41 anos

Foi para vingar a morte do pai que Lampião juntou-se ao cangaço. Ele e seu bando matavam, roubavam e cometiam inúmeras crueldades. Ainda assim, em meio ao cenário de exploração do povo pelos “coronéis” no nordeste, Lampião era visto por muito como protetor dos desvalidos, distribuindo dinheiro – e autógrafos – por onde ia. Traído por um de seus homens, ele, sua companheira Maria Bonita, e vários membros do bando foram mortos pela polícia em uma emboscada.

http://ahduvido.com.br/entre-herois-e-marginais-conheca-os-fora-da-lei-que-viraram-lenda

SITE DA BIOGRAFIA ABAIXO:
http://www.suapesquisa.com/biografias/lampiao.htm


Quem foi

Virgulino Ferreira da Silva, conhecido popularmente pelo apelido de Lampião, foi o principal e mais conhecido cangaceiro brasileiro. Nasceu na cidade de Serra Talhada (PE) em 7 de julho de 1898 e faleceu em Poço Redondo (SE) em 28 de julho de 1938. Ficou conhecido como o "rei do Cangaço".

Biografia:

- Nasceu numa família de classe média baixa.

- Trabalhou com o pai, na infância e parte da adolescência, cuidando de gado.

- Trabalhou também com transporte de mercadorias em longa distância, utilizando burros como meio de transporte de carga.

- Envolveu-se em brigas familiares na juventude e entrou para um bando de cangaceiros para vingar a morte do pai.

- Em 1922, passou a comandar um bando de cangaceiros.

- Em 1922, seu bando efetuou assalto à casa da baronesa de Água Branca, no Estado de Alagoas.

- No dia 13 de junho de 1927, Lampião comandou seus homens na fracassada tentativa de tomar a cidade de Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte, e nesta ocasião, chegaram a sequestrar o coronel Antônio Gurgel do Amaral.

- Na década de 1930, Lampião e seu bando passou a ser procurado por policiais de vários estados do Nordeste. O bando passou a viver de saques a fazendas e doações forçadas de comerciantes.

- Em 1930, conheceu Maria Gomes de Oliveira (Maria Bonita), que ingressou no bando, tornando-se mulher de Lampião, e a primeira mulher a participar do cangaço. Em 1932 nasceu a filha do casal, Expedita Ferreira.

- Em 28 de julho de 1938, Lampião e vários cangaceiros do bando estavam na fazenda Angico, sertão de Sergipe, quando 11 cangaceiros (mais um policial) foram mortos por policiais da volante do tenente João Bezerra.

Curiosidades:

- Lampião também trabalhou até os 20 anos de idade como artesão.

- Lampião, ao contrário da maioria dos cangaceiros da época, era alfabetizado.

- Existem várias lendas que explicam a origem do apelido "Lampião"

Uma das mais conhecidas diz que seus companheiros de cangaço deram esse apelido, pois ele atirava tão rápido (como se fosses uma metralhadora) que a ponta de seu fuzil ficava vermelha, parecendo um lampião.

- Lampião apresentava problema de visão e, por isso, usava óculos para leitura.

Fonte geral: Mundo Estranho e Universo 42

http://www.suapesquisa.com/biografias/lampiao.htm

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário