Seguidores

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

PÁSSAROS QUE ORIGINARAM APELIDOS PARA CANGACEIROS - ZABELÊ E SARACURA


Pássaro em extinção, pertence à fauna catingueira. Conhecida como zabelê. Ela que dar origem o nome do cangaceiro Zabelê do bando de Azulão, morto na fazenda Lagoa do Limo na região de Mairi, no Estado da Bahia em 1933. Zabelê ganhou esse vulgo porque era um grande musico e poeta, dono de uma voz excelentíssima.


Pássaro da fauna catingueira em extinção. Este pássaro é conhecido popularmente no sertão como “saracura”. Além deste, também é conhecido como “três pontes” por conta do seu canto. 

Benício Alves dos Santos o “Saracura”

É ele que dar origem o vulgo do cangaceiro Benício Alves dos Santos o “Saracura”, do bando de Ângelo Roque da Costa o “Labareda”.

Adendo - http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Lembrado pelo professor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio. 

 "- Legal, amigo! Mas cadê o Juriti?"

O PÁSSARO JURITI VERMELHO

www.jarlescavalcanti.com - juriti fêmea

O pássaro juriti-vermelho é uma ave rara muito parecida com uma pomba, que habita flores úmidas maduras e dependendo da região, é chamada de juriti-roxa. No Brasil, é possível visualizá-la em Alagoas e também no Paraná, havendo também registros de sua aparição em Rondônia e no alto Xingu. Ela também pode povoar florestas subtropicais de baixa altitude e florestas secundárias degradadas.

Fisicamente, o que diferencia a fêmea do macho é a cor da plumagem, sendo que o macho possui as costas e a parte posterior do pescoço de cor violeta, com alguns reflexos metálicos, que na fêmea são amarronzados. Essa ave costuma viver em pequenos grupos ou de modo isolado, mas nunca em grandes bandos, medindo aproximadamente 20 cm de comprimento. Seus ovos são amarelados e ela costuma pôr dois por vez, no ninho de gravetos que faz a dois ou três metros de altura do solo. Abaixo você pode visualizar algumas fotos dessa graciosa ave.

Manoel Pereira de Azevedo - o cangaceiro Juriti

Sabemos que existem Juritis vermelhas, roxas..., mas não podemos afirmar destas juritis qual delas originou  o apelido ao cangaceiro Juriti, que foi dado a Manoel Pereira de Azevedo, cangaceiro que nascera na Bahia, lá pras bandas do Salgado do Melão, segundo o escritor Alcino Alves Costa, em seu livro: "Lampião Além da Versão - Mentiras e Mistérios de Angico".

Fontes: 
http://www.tocadacotia.com/animais/juriti-vermelha
Facebook
Página: Vicente Cariri

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

3 comentários:

  1. Anônimo14:41:00

    Exatamente Vicente, além de Zabelê - tio do saudoso Alcino Alves Costa, que após a chacina de Angico, desapareceu sem deixar notícia.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir
  2. Legal, amigo... Mas cadê o Juriti? :o)

    ResponderExcluir
  3. Anônimo17:05:00

    É verdade pesquisador Rubens Antonio, mas como você sabe, ativo como é o Mendes em seu blog, que não deixa nada passar, juntamente com o articulista Vicente Cariri, aí está o JURITI. Só que nunca vi o juriti. Assim não posso apresentar o meu AVAL. Fica a afirmativa com meu amigo Mendes e o pesquisador Cariri.
    Abraços,
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir