Seguidores

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Padre Cícero, Pessoa da Santíssima Trindade


Pai Velho era um cangaceiro já idoso e fazia parte do grupo de Lampião. Era pessoa moderada e com suas ideias, espalhava para os sertanejos  e cangaceiros, muitas estórias. Sentava embaixo de um pé de juá ou na calçada alta de uma bodega, e danava a palavrear para quem quisesse lhe ouvir.*


Quando Lampião e seus cangaceiros podiam entrar em paz nas cidades e povoados, em calmaria e amizade, o cangaceiro Pai Véio gostava de contar estórias dos feitos de Lampião e sua coragem e também decantar as virtude de seu "Padim Ciço" do Juazeiro no Ceará.


Dizia ele e gostava muito, de enaltecer as virtudes do Santo Padre, o qual dizia, fazia parte da Santíssima Trindade. E agora? De onde Pai Véio tirou isso?

Para os sertanejos analfabetos e de fé simples, o número exato de três nas Pessoas da Santíssima Trindade pouco importava. Não era Padre, Filho e Espírito Santo? Então esse "Padre" era Padre Cícero!

Que confusão heim? Mas era assim mesmo que "Pai Véio" via e transmitia sua fé. E a matutada que lhe ouvia, juntamente com os cangaceiros que eram religiosos ao extremo tanto quanto o povo sertanejo, que embevecidos diziam amém.

Então nessa confusão toda de interpretação, "Padim Cíço" fazia parte sim, da Santíssima Trindade. E os cantadores do sertão imprimiam mais ainda essa crença, com seus cordéis dependurados nos pés de pau das feiras de qualquer cidadezinha ou povoado do sertão nordestino.

Nos tempos modernos, vemos o compositor Augusto Boal, fazer a letra e a cantoria ficar por conta de Gilberto Gil para afiançar mais ainda a participação de Padre Cícero na Santíssima Trindade.

Num tenho capacidade
Mas sei que num digo à toa
Padre Cícero é uma pessoa
Da Santíssima Trindade

Perdido no Ceará
Lá no meio do sertão
Existia um bom padre
Chamado Cícero Romão
Doença, miséria havia
Doutor nem tinha por lá
Nem remédio em Juazeiro
Só as coisas que Deus dá

O restinho da letra você encontra AQUI

* pg 111 livro 3 Lampião, Seu Tempo e Seu Reinado

http://meneleu.blogspot.com.br/
http://musica.com.br/artistas/gilberto-gil/m/testamento-do-padre-cicero/letra.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário