Seguidores

sábado, 17 de janeiro de 2015

“CONDENARIA A MORTE TODOS OS COITEIROS”, AFIRMA AGAMENON


Em 31 de Julho de 1938, após saber da morte do cangaceiro Lampião, o seu conterrâneo e governador de Pernambuco, Agamenon Magalhães, escrevia no seu jornal “Folha da Manhã”, sobre o tema cangaço dizendo que

 “é necessário uma legislação especial para combater o banditismo. Eu condenaria à morte, sumariamente, sem direito a recursos, nem perdão, todos os “coiteiros”, todos os que por covardia ou interesse guardaram, por tanto tempo, o mais terrível e cruel dos bandidos, esse, cuja cabeça a polícia acaba de cortar para oferecer ao estudo dos institutos médico-legais”

e mais a frente conclui dizendo que a morte de Lampião prova que:

 “a civilização operou o milagre. E dentro em pouco, a memória das façanhas e das crueldades do cangaço não existirá mais, nem nas trovas dos cantadores do sertão”. 

Na época quando assumiu o governo de Pernambuco, Agamenon Magalhães mudou o nome da cidade de Vila Bela para Serra Talhada, voltando ao seu nome primitivo, em uma tentativa de repaginar o nome da cidade que estava muito ligada e associada aos cangaceiros e bandoleiros da região.

Fotografia do Governador Agamenon Magalhães

Fonte: facebook
Página:  José João Souza.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

3 comentários:

  1. Anônimo11:28:00

    "Condenar à morte todos os "coiteiros" sumariamente", seria um ato de injustiça, uma vez que não sabemos pelas quais circunstâncias tais sertanejos passaram, para chegarem à posição de coiteiros. É certo que os coiteiros contribuíram grandemente para a manutenção do cangaço, mas, cada caso é um caso. Quantos jovens e senhores das Terras Sertanejas não foram forçados ao coiterismo? Creio que muitos. Por medo tudo é possível.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir
  2. É mais do que verdade! Com cangaceiros ninguém brincava. Ou fazia o que ele queria ou morreria. E quem queria morrer?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo15:04:00

    COM CERTEZA COMPANHEIRO MENDES. FALAR É FÁCIL! RECEBER EM CASA UM MONTE DE CANGACEIROS PEDINDO COMIDA OU ÁGUA, E DIZENDO AO DONO DA CASA: NADA FALE COM NINGUÉM, É QUE SÃO ELAS. E, FOI ASSIM QUE MUITOS SE TORNARAM COITEIROS, PELO MEDO.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir