Seguidores

sábado, 10 de janeiro de 2015

O MAIS NOVO LIVRO DO ROBÉRIO SANTOS "O CANGAÇO EM ITABAIANA GRANDE"


Um livro não é feito apenas de papel impresso. O valor atribuído a ele não é apenas papel e tinta. O escritor começa com uma ideia "será que houve Cangaço em Itabaiana? Quais as influências?". Começa a luta. Nisso começa a juntar o que já tem, seja online, livros impressos, monografias e fotografias. Separa tudo numa pasta. Começa a buscar pistas em outros livros, documentos raros, manuscritos e referências não debatidas, apenas citadas e muito menos mostradas. A busca por livros que contenham muitas vezes após uma leitura de mais de 600 páginas você acaba extraindo um parágrafo para o livro. 

De onde saiu o dinheiro para comprar dezenas de livros? Centenas de revistas? Dezenas de fotos? Muitas viagens? Alimentação? Noites mal dormidas? Entrevistas muitas vezes difíceis com as pessoas mais improváveis do mundo... 

O livro está quase pronto e aí aparece uma pista, e o escritor como um detetive da história corre e pega a informação. Ele começa a organizar tudo, a pedir ajuda aos amigos que possam doar um pouco do seu conhecimento. Dezenas de pessoas entrevistadas, paciência para filtrar e agir como um CSI do conhecimento de forma educada e responsável. 

O livro está pronto depois de dez anos de pesquisas. Mas não acabou por aí. Editora, coloca as fotos no lugar, trata as fotos coletadas como fonte importantíssima do visual. Casa com os textos. 

Vem a diagramação interna e da capa, definição de título e formato. O livro parece estar pronto. Leva-o para a Gráfica, apenas um modelo e aí, após análise, chega o orçamento. Corremos em busca das nossas reservas, não temos o suficiente, vamos em busca de amigos como Edson Passos Passos, Robinho da Dojokai e Adriana Noronha e eles confiam no meu trabalho e completam o que falta. Trocamos trabalhos, eu faço calendários; aceito patrocínio, somo ao que tenho e começo a fazer o livro. Coloco tudo ao pé da letra, faço as contas. 

Não dá para fazer com a quantidade de páginas que eu queria, corto algumas coisas necessárias e deixo para um próximo livro, o orçamento aperta e bato o martelo. Três provas chegam, vem para a correção. Envio uma delas para Ludmilla Oliveira e ela consegue me enviar a tempo a inscrição na biblioteca, vem o ISBN... manda para o RJ... chega... reviso pela milésima vez virando noites e noites recebendo piadas sem graça de gente ignorante. Eu suporto. 

O livro atrasa, vem mais correções e acréscimos. Um quadrinho é acrescentado na íntegra para ajudar na leveza da leitura. Valeu Gilmar Marcel. O livro chega. Aí tem o transporte que onera custos para vir de Aracaju a Itabaiana. Vem a taxa de correio para enviar aos de longe, a ajuda de Thayane Matos é imprescindível, cansaço para entregar de mão em mão... 

No final das contas sobra muito pouco do dinheiro investido e depois disso tudo, cobro míseros R$ 50,00 por uma avalanche de informações e vem uma pessoa e diz que é um roubo porque eu peguei tudo pronto? 

Nessas horas que dá vontade realmente de desistir de tudo. Essa é nossa Itabaiana, mal mal tem as coisas, quando tem nem divulgada é. Uma pena, também tema imprensa itabaianense que dá as costas para o que está acontecendo. Que pena...! 

Obrigado a quem confia no meu trabalho, que não é meu, é nosso. Eu queria ficar rico com literatura, mas acho que estou é roubando vocês.

COMO ADQUIRI-LO

Ele está entre nós! Quer o seu? Fale com Thayane MatosUfa! Ele sozinho custará R$ 50,00.
 Se você comprar meu livro "Album de Itabaiana" (R$ 50,00) que é um livro de Luxo, ele fica em R$ 30,00 e se comprar com o livro "Zeca Mesquita" (R$ 30,00) ele fica em R$ 40,00. 
Se comprar os 3 ele cai para R$ 20,00.  São 400 páginas e de brinde vem um cordel e uma revista em quadrinho.

Fonte: facebook
Página: Robério Santos

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo14:56:00

    Dileto Pesquisador Mendes: Solicitei ao Robério sua conta e recebi resposta por e-mail. Falta eu conferir no banco, para fazer o depósito de 50+10 do correio e ele enviar o livro CANGAÇO EM ITABAIANA GRANDE.
    Grato,
    Antonio Oliveira - Serrinha-Ba.

    ResponderExcluir