Seguidores

domingo, 8 de março de 2015

MATÉRIA SOBRE O CANGACEIRO VOLTA SECA


No mínimo interessante... Olhem a data. 23 de Fevereiro de 1944, Matutina, Geral, página 4

Segundo Robério Santos em sua página no facebook:

Bem, o fato dele ter voltado ao Cangaço é mentira mas que ele fugiu em 1944, se juntou a outros dois, praticou crimes em Sergipe, foi perseguido pela polícia, levado de volta a Cadeia ainda sendo noticiado como cangaceiro isso é 100% verdade. Volta Seca, na prática, foi o último cangaceiro do bando de Lampião na ativa. Não estou querendo desmerecer Corisco nem os apaixonados, estou apenas narrando os fatos. Tenho alguns jornais sergipanos de 1944 que dizem muitas coisas... Mas, não vou polemizar.

Ele nem teve tempo para formar nada nem voltar à ativa, voltou para a cadeia. Mas, apenas estou levantando o debate pois um dia desses conversamos aqui sobre ex-cangaceiros que voltaram a cometer crimes depois de preso. Enfim, achamos um exemplo. E mais, na cadeia ele fugiu 3 vezes, foi acusado de consumir maconha lá dentro e outras coisas. Ele só se tornou "exemplar" depois de 1946... Ai até barcos ele aprendeu a fazer na cadeia.

Inclusive quando ele saiu, foi dito que ele era incorrigível. Na verdade o Volta Seca nunca foi estudado de verdade. Escritores pegaram cada um pedaço de entrevista e copiaram como verdade. Acho horrível o que tem nos livros sobre ele. A culpa é da preguiça de procurar cruzar informações.

Fonte: facebook
Página: Robério Santos‎

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo10:21:00

    Caros pesquisadores Robério e Mendes: Quando estudamos a História do cangaço cuidadosamente, vamos entender que os cangaceiros que abandonaram a vida da caatinga e do crime, não voltaram a delinquir. Até mesmo o Volta Seca, após suas inocentes escapulidas, tornou-se um exemplo na prisão e fora dela. VEJAM COMO SÃO AS COISAS NESTE PLANETA CHAMADO TERRA.
    Abraços,
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir