Seguidores

segunda-feira, 8 de junho de 2015

LAMPIÃO, REI-SOL DA CAATINGA

Por Antonio Corrêa Sobrinho

NAVEGANDO pelas páginas passadas de “O Globo”, encontro, na edição de 22 de outubro de 1994, sob o título “Lampião, rei-sol da caatinga” as afirmações abaixo, segundo o jornal, do pesquisador do cangaço, Frederico Pernambucano de Mello, autor de um dos mais importantes trabalhos sobre o tema - “Guerreiros do Sol”.

LAMPIÃO, REI-SOL DA CAATINGA

Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, era ele próprio um admirador da moda e do cinema. Segundo o pesquisador Frederico Pernambucano de Mello, uma das maiores autoridades em cangaço, ele não dispensava um bom filme. Mesmo que fosse exibido no Cine Rex, na cidade sertaneja de Bom Conselho, a 282 quilômetros do Recife.

Lampião costumava assistir a fitas como “O Sheik” impecavelmente bem trajado, disfarçando por trás do terno, do perfume e da gravata, a sua vida de cangaceiro. E chegava a copiar adereços utilizados por um dos seus ídolos, ninguém menos que o astro Rodolfo Valentino.

- Posso garantir que a influência de Hollywood em algumas peças de Lampião é patente – atesta o pesquisador.

Segundo Frederico, as roupas usadas pelo cangaceiro e pelo seu bando eram tão imponentes que muitos jovens cediam à tentação de se ligar aos bandoleiros, só por conta do fascínio que a beleza dos trajes exercia sobre eles.

Muitas delas foram feitas por Especiosa Gomes da Luz, hoje com 93 anos. Segundo a costureira, os cangaceiros exigiam roupas bem talhadas, com “túnicas recortadas e trabalhadas”, normalmente em tecidos como a mescla azul e o brim cáqui. Ela conviveu com o bando, tornou-se costureira do grupo e comadre do cangaceiro. E conta que os tecidos que eles arranjavam eram tão resistentes, que ela aproveitava os retalhos para fazer cauções para as crianças do vilarejo.

As roupas de Lampião, entretanto, eram diferentes das dos seus bandoleiros, de acordo com Frederico. Ele usava acessórios de fazer inveja à rainha da Inglaterra. 

- Lampião se destacava entre seus homens. Ao invés do brim cáqui e da mescla azul, ele adotava o tecido cinza grafite, realçado por botões de ouro – diz o estudioso.

Que avaliação os amigos fazem destas observações?

Fonte: facebook
Página: Antônio Corrêa Sobrinhoocangaço

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário