Seguidores

quarta-feira, 22 de julho de 2015

INSTITUTO HISTÓRICO DA BAHIA


Vem aí, a pedido do público, a segunda edição do Curso sobre o Cangaço na Bahia, que será coordenado pelo historiador Rubens Antonio. O encontro acontece de 28 a 31 de julho, das 14h às 17h, no auditório do IGHB. A inscrição, GRATUITA, e com vagas limitadas, pode ser feita no site www.ighb.org.br.

"O Cangaço foi um movimento que agitou o Nordeste, com reflexos que se estenderam desde então. Estes se afeiçoaram a elementos que ainda se erguem como partes da própria identidade nordestina. Muito daquilo que é verdadeiro, que é fato, está, atualmente, deturpado, obscurecido, por camadas e camadas de recontares, lendas, especulações, facciosidades. O conhecimento dos principais eventos a ele relacionados, porém, é ainda muito limitado. Daí este curso, revisando e ampliando o anterior, buscar não só esclarecer como apontar elementos que referenciem o estado de arte do conhecimento. Assim, será retrabalhado o sabido e documentado de eventos como combates, abrangências, disposições várias que constituem, muitas vezes, pontos-de-partida para o verdadeiro entendimento enquanto fenômeno histórico", esclarece o professor Rubens Antonio.

Veja a programação:

28 de julho - 1924 a 1929 - Cangaço em ascensão - Alvorada lampiônica - As primeiras notícias - O crescendo do temor - Reações pomposas e inúteis - A chegada efetiva à Bahia- As primeiras sagas e tragédias - Perplexidades.

29 de julho - 1929 a 1932 - Cangaço tonitruante - O apogeu do Cangaço na Bahia - A melhor percepção - Menos perdas - Subgrupos e domínios - Início do contra-ataque - Violência de lado a lado.

30 de julho - 1932 a 1938 - Derrocada do Cangaço - Perdas crescentes dos cangaceiros - Marcando passo nos coitos - As portas do fim - Lá, apaga-se o Lampeão.

31 de julho - 1938 a 1940 e posteridade - Cangaceiros resistentes - Cá, apaga-se o Corisco – Policiais resistentes - Descangaceirização – Punições – ex-cangaceiros – De bandidos a heróis: A Mitificação, quando olhando para frente – O Todo, quando olhando para trás.

Inscrição: www.ighb.org.br
71 3329 4463
Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade
Salvador - BA
Fonte: facebook
Página: Instituto Histórico da Bahia

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário