Seguidores

terça-feira, 4 de agosto de 2015

MARIA NA MODA ‘a lá garçon’(a la garçonne)

Por Sálvio Siqueira

Em uma localidade denominada serrinha do catimbau, município de Garanhuns – PE, Maria Déa é ferida, quando d’um combate do bando de Lampião contra as forças volantes. Dois anos depois, Maria começa a tossir constantemente, seguidamente, tanto que termina por escarrar sangue.

Alguns escritores acreditam que pode ser sequelas do ferimento recebido por ela, outros que seja tuberculose, o que também seria uma causa sequela desde que o projétil tenha atingido seus pulmões. Pois bem, o ‘rei vesgo’, pede ao coronel, sergipano, Hercílio Brito uma ajuda quanto a situação da sua companheira.

O coronel leva-a, toda vestida diferente e tal, à cidade de Propriá – Sergipe, para ser tratada por um médico. Enquanto Maria é tratada, Lampião fica ‘saltando’ de um coito a outro, nas margens do rio São Francisco, nos municípios das cidades de Piranhas- AL, Canindé do São Francisco-SE, e Poço Redondo, também em solo sergipano. Sem poder ficar muito tempo em determinado lugar, pois as forças militares da Bahia, Pernambuco e Alagoas não lhe davam trégua.

Dona Delfina Fernandes, proprietária da fazenda Pedra D’água, localizada no município de Canindé do São Francisco, coiteira de Lampião, pede que o mesmo seja padrinho de uma criança quando o mesmo passa por sua fazenda.

Lampião promete a ela ser padrinho da criança quando do retorno de Maria, lá pelo fim do mês de ‘Santana’, mês de julho.

Maria de Déa, curada, retorna ao bando. Vem com uma novidade que nada agradou ao chefe do bando, seu companheiro, o Lampião. Pegaram uma briga feia... palavras duras pra cá, palavrões pra lá e, durou por várias horas. Isso tudo por Maria ter retornado com um corte de cabelo, que na época estava na moda, denominado ‘a lá garçom’. 

A ex-cangaceira Dulce Menezes

As ex cangaceiras, Dulce e Sila, disseram, em entrevista, que foi um arranca-rabo da gota serena. Esses acontecimentos foram pouco antes do fato final, na Grota do riacho Angicos.


Foto Benjamin Abrahão

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário