Seguidores

terça-feira, 20 de outubro de 2015

OUTRAS PEÇAS IMPORTANTES NO MUSEU DO SERTÃO

Por Benedito Vasconcelos Mendes

O MUSEU DO SERTÃO da Fazenda Rancho Verde, em Mossoró-RN possui uma bonita e diversificada coleção de selas, arreios, silhões, alforjes e outros acessórios de montaria.


O vaqueiro do sertão quente e seco do Nordeste é diferente de todos os outros vaqueiros brasileiros. É o único que tem uma vestimenta de couro, apropriada para se defender da caatinga garranchenta e espinhenta. O gibão, o peitoral, as perneiras, os guarda-pés, as luvas e o chapéu de couro protegem o vaqueiro da vegetação agressiva do Polígono das Secas. O cavalo também é protegido com o peitoral de couro grosso curtido, pois sem esta proteção o cavalo, ao entrar em disparada na caatinga, ficaria ferido pelas cactáceas, bromeliáceas e muitas outras plantas espinhentas. A caatinga que reveste a região semiárida nordestina é o tipo de vegetação mais espinhenta do Brasil. 


Devido às chuvas reduzidas e as secas que ocorrem na região, as plantas tiveram que se adaptar para viver neste ambiente com pouca água e uma das adaptações anatomo-fisiológicas que as plantas regionais experimentaram foi a transformação de parte das folhas em espinhos para diminuir a perda de água. Ao contrário das folhas, os espinhos não possuem estômatos, que são estruturas das folhas por onde ocorre a transpiração (perda de água). Além da véstia, a coragem e a habilidade do vaqueiro caatingueiro para manejar o gado na caatinga também é um outro diferencial do nosso vaqueiro. 


A corda de laçar, feita de couro cru trançado, é o principal apetrecho de trabalho do vaqueiro. Algumas vezes, é necessário colocar a máscara em uma rês mais arisca, para transportá-la de uma fazenda para outra. As principais tarefas que um vaqueiro deve saber são: tirar leite de vaca, capar um novilho, sangrar uma rês, tirar e espichar com varas o couro de uma vaca ou de um touro, ferrar gado, serrar as pontas dos chifres de um touro, curar uma bicheira, laçar e trazer para o mourão um touro bravio para serrar as pontas ou colocar a máscara, vacinar o gado contra a aftosa, raiva ou outra doença, saber fazer peias, cabrestos, corda de laçar, arrelhador, máscara e outros apetrechos típicos de fazendas de gado.


O vaqueiro de antigamente transportava o gado de uma fazenda para outra ou para a Feira de Gado, tangendo, caminhando, com outros vaqueiros auxiliares, que formavam um grupo. Se a viagem demorava vários dias, eles levavam no alforje, paçoca, queijo de coalho, rapadura e carne assada. Na cumbuca, levava água para beber e sobre a sela, na carona, algumas mudas de roupa e a rede de dormir.

Informação do http://blogdomendesemendes.blogspot.com:

O Museu do Sertão na "Fazenda Rancho Verde" em Mossoró não pertence a nenhum órgão público, é de propriedade do seu criador professor Benedito Vasconcelos Mendes.

Quando vier à Mossoró procure visitá-lo, pois são mais de 5 mil peças para os seus olhos verem.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário