Seguidores

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

CANGAÇO – UMA MENSAGEM DO DR. LAMARTINE DE ANDRADE LIMA

Por Rostand Medeiros
Junto com o Dr. Lamartine e dois homens que vivem na área do Combate de Maranduba

E Seus Apontamentos Sobre o Combate de Maranduba

Quatro meses atrás fiz uma postagem no nosso TOK DE HISTÓRIA sobre o evento “SEMANA CARIRI CANGAÇO 2015”, realizado entre os dias 25 e 28 de julho, em Piranhas, Alagoas. Ali eu tive a grata oportunidade de me reunir com pessoas vindas de 16 estados do nosso Brasil e aprendi muito sobre história e cultura do Nordeste.
Veja o link sobre este encontro –


Nesta bela cidade, conhecida como “Lapinha do Sertão”, tive a oportunidade de me encontrar com o Dr. Lamartine de Andrade Lima.


A capacidade e o conhecimento do Dr. Lamartine sobre o tema Cangaço é muito amplo e profundo. Suas pesquisas e seu trabalho nesta área remontam vários anos e sempre foram norteados sob aspectos estritamente científicos.

O Dr. Lamartine foi assistente, por mais de 20 anos, do Dr. Estácio Luiz Valente de Lima – criador do Museu do Cangaço e cientista que escreveu a obra “O Mundo estranho dos Cangaceiros” – livro clássico sobre o tema. O Dr. Lamartine também realizou criteriosos estudos sobre o assunto, baseados em persistente pesquisa e na convivência que teve com inúmeros cangaceiros, presos em Salvador, e acompanhados pelo Dr. Estácio.


Orgulhoso Oficial Superior Médico da Marinha do Brasil, com Curso Superior da Escola de Guerra Naval, o Dr. Lamartine é um homem de extrema simplicidade, que possui uma inegável vontade de dividir o conhecimento. Neste nosso encontro nas caatingas sertanejas tive uma intensa e profunda aula sobre táticas de combate e a arte da guerra. E esta aula ocorreu no local do histórico Combate de Maranduba, que ocorreu em 9 de janeiro de 1932, na fazenda homônima, no sertão de Sergipe.

Cangaço - O dr. Lamartine de Andrade Lima comenta sobre o combate de Maranduba no local do tiroteio - https://www.youtube.com/watch?v=xrrovedTrKQ - Rostand Medeiros

"Publicado em 17 de nov de 2015

Este combate aconteceu em 9 de janeiro de 1932, envolveu Lampião, seu grupo de cangaceiros e volantes policiais, em terras da fazenda Maranduba, no sertão de Sergipe. Ali aconteceu uma retumbante vitória do chefe bandoleiro e neste vídeo temos alguns apontamentos do Dr. Lamartine de Andrade Lima no local dos fatos. O Dr. Lamartine foi por mais de 20 anos assistente do Dr. Estácio Luiz Valente de Lima – criador do Museu do Cangaço e cientista que escreveu a obra “O Mundo estranho dos Cangaceiros” – livro clássico sobre o tema. O Dr. Lamartine também realizou criteriosos estudos sobre o assunto, baseados em persistente pesquisa e na convivência que teve com inúmeros cangaceiros, presos em Salvador, e acompanhados pelo Dr. Estácio.

Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube"

O vídeo que aqui apresento nesta postagem para os leitores do TOK DE HISTÓRIA são as impressões do Dr. Lamartine no local do Combate de Maranduba.

Nestes últimos dias eu fui surpreendido com uma mensagem do Dr. Lamartine, que muito me emocionou e me trouxe extrema alegria.

“Meu caro Rostand,

O Destino nos leva pelos caminhos da vida. 

Somente agora, ao voltar de viagens, durante as quais não abro correspondência eletrônica, quando cheguei a Gravatá-PE, minha segunda residência, antes de voltar para Salvador, pude ler o seu artigo acerca do Cariri Cangaço 2015, no qual você me cita com enorme generosidade. Senti-me tocado pelo seu gesto de simpatia e amizade para com o velho professor de Medicina Legal, que teve a sorte de passar duas décadas partilhando do trabalho com o Mestre Estácio de Lima, inclusive no estudo das cabeças dos cangaceiros, entre elas as de Lampeão e Maria Bonita, e na observação frequente de alguns ex-bandidos, entre eles o chefe de grupo Ânjo Roque – Labareda (Ângelo Roque da Costa) e seu companheiro de chefia Saracura (Benício Alves dos Santos).  

Eu, que era apenas leitor de Rostand Medeiros, conheci-o pessoalmente em Piranhas, palmilhamos um trecho do caminho das lutas dos cangaceiros no sertão alagoano, e nos tornamos amigos, como somos amigos comuns de Verinha Ferreira. Foi ela quem me solicitou, faz quinze anos, a exumação das cabeças dos avós, proporcionando-me a oportunidade de examinar interiormente os ossos do crânio de Lampeão, até ali vistos somente através dos Raios X; então, pude verificar e provar que o famoso estigma occipital da Fosseta de Lombroso nos assassinos contumazes não existe no mais famoso assassino brasileiro.

Quero agradecer-lhe pelas palavras com as quais a mim se refere, reflexos da sua bondade pessoal.

Receba o bem forte e muito cordial abraço do 
Lamartine“

Como ele é uma pessoa que gosta de dividir o que sabe e realiza esta tarefa com toda tranquilidade e satisfação, é provável que o amigo Lamartine busque realizar na prática um ensinamento do filósofo grego Sócrates – “O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar”.

Muito obrigado pela mensagem Grande Mestre e que Deus lhe cubra com seu manto sagrado, lhe concedendo muita paz, saúde e que possamos nós reencontrar muitas outras vezes para falar sobre este “Mundo estranho dos Cangaceiros”.

Do seu admirador,
Rostand Medeiros
Natal, Rio Grande do Norte

Extraído do blog Tok de História do historiógrafo e pesquisador do cangaço Rostand Medeiros.

http://tokdehistoria.com.br/2015/11/17/cangaco-uma-mensagem-do-dr-lamartine-de-andrade-lima/


 http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário