Seguidores

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

CHICO PEREIRA E SUAS ARMAS


Caros amigos, saudações:

O confrade Adriano Pinheiro me perguntou em off, se as armas da Marlin Firearms foram usadas no Brasil, sobretudo no nordeste. 

A resposta é positiva. Apesar de não serem comuns aqui como as Winchester (sendo suas concorrentes diretas nos EUA, pois usam o mesmo sistema de operação: a alavanca), tenho referências em documentos, tanto do comércio, como do uso esportivo de carabinas e “clavinotes” Marlin nos estados do Sudeste do Brasil. 

Como armas “viajam” muitas delas certamente foram parar no Nordeste (naquele tempo se revendiam armas longas em caixas de madeira lacradas com várias unidades, sendo antieconômico o transporte de apenas uma unidade, ou peça isolada). 

Comprovando isso a famosa foto do Chico Pereira, onde temos além de uma pistola Parabellum de “artilharia”, um Fuzil Marlin, provavelmente do mod. 1893 ou 1895, pois se ampliando a foto, se percebe que os cartuchos são cilíndricos e de longitude maior que os habituais cartuchos 44-40, comuns nos modelos 1894 (pela foto chuto que seria provavelmente o 38-55 Ballard)... 

Abraços.

Fonte: facebook
Página: Fabio Carvalho

http://meumundojosemendespereira.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário