Seguidores

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

A GRANDE MARCHA DE LAMPIÃO PARA MOSSORÓ - Parada 05 - RAPTO NA FAZENDA AROEIRAS (RN)

Por Geziel Moura

A Fazenda Diamantina foi o próximo local, visitado pelos cangaceiros, ao deixarem a Fazenda Bom Jardim (Postagem anterior), infelizmente, ela não existe mais, devido a isto, passarei a relatar os acontecimentos ocorridos na Fazenda Aroeiras, que foi a subsequente assaltada.

Antiga casa da Fazenda Aroeiras - in Lampião e o RN, de Sérgio Dantas.
Flagrada por; Salma Meira 

Por volta das 12 horas, ainda, do dia 10 de junho de 1927, a Fazenda Aroeira, do Coronel José Lopes foi atacada, o proprietário não encontrava-se em casa, apenas sua esposa D. Maria José e a criadagem, ato continuo, a esposa de Lopes foi presa.

D. Maria José Lopes - in Lampião e o RN, de Sérgio Dantas. - Acervo do autor

Os cabras "pintaram o sete e bordaram o oito" na propriedade, o vandalismo e algazarra foi a regra naquele momento, queijos e rapaduras divididos de qualquer jeito, garrafas de cachaça abertas com punhais, e serviram-se do angu que se destinava, aos operários do açude em construção.

Casa da Fazenda Aroeiras, atualmente. - Flagradas por Geziel Moura

Momento depois conseguiram encontrar, o Coronel José Lopes, e levaram para prosear com Lampião, este, sem delongas pediu 40 contos de réis pelo resgate da esposa. José Lopes famoso pela avareza, respondeu que não daria, pois sua esposa não valia nem 39 contos, quanto mais 40. Diante disso, a idosa D. Maria é colocada na garupa do cavalo, em que estava o Coronel Joaquim Moreira, provisoriamente, configurando, dessa forma, a segunda refém do bando de Lampião.

Fonte: facebook
Página: Geziel Moura

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário