Seguidores

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

A GRANDE MARCHA DE LAMPIÃO PARA MOSSORÓ Parada 13 - ASSALTO A FAZENDA SERROTA E A CHACINA EM CABORÉ (RN)

Por Geziel Moura

Ao deixar a Fazenda Cacimba de Vaca, Lampião tinha em mente, prosseguir até a outra Fazenda de Joaquim Dias, chamada Serrota, e que era administrada pelo seu filho Egídio Dias, este era seu alvo, como havia prometido ao pai, o cego queria mesmo era sequestrá-lo.

 Fazenda Castelo, atualmente;
 Fazenda Castelo, atualmente;

Antes de chegar na Serrota, o bando fez rápida visita na Fazenda Castelo de João Raulino, encontrava-se dormindo, seu cunhado, Raimundo Alves de Oliveira, que fora acordado com a gritaria, e sob pedidos de dinheiro e surra, informou que nem a irmã e o cunhado estavam em casa, na primeira oportunidade, este fugiu, porém um tiro o levou ao chão, mesmo ferido conseguiu se rastejar pela caatinga, até a casa de Francisco Henrique da Costa e escapou da morte.

Fazenda Serrota, atualmente;

Como já era usual, o povo em Serrota, ficou sabendo da presença de cangaceiros na região, mas como sempre, não acreditaram que estes fossem chegar na Fazenda, mesmo com os avisos de D. Tila, a esposa de Egídio Dias, este continuou dormindo tranquilamente.

Fazenda Serrota, atualmente;

Por volta das 23 h os cabras chegaram na Fazenda Serrota, a porta principal fora arrombada e Egídio Dias Preso, após roubos e depredações, sai a sentença: Egídio vale 10 contos de réis, e é conduzido ao grupo de reféns que, ainda se encontram com o bando.

Fazenda Serrota, atualmente;

Dois acontecimentos, vale relatar, deste episódio com Egídio Dias, o primeiro é que houve grande repercussão, do sequestro dele, seu irmão Emídio Dias, arregimentou alguns moradores de Gavião, hoje, Umarizal (RN) para tentar fazer uma ofensiva contra o grupo de Lampião, e resgatar seu irmão, dentre os componentes deste frágil exército, estavam os impetuosos jovens: Bartolomeu Dias, Francisco Canela, e Sebastião Trajano.

Marca de cano de fuzil, deixado pelos cangaceiros na porta de Serrota.

O encontro se deu no Sítio Caboré, onde os cangaceiros passaram a noite, os pobres moradores caíram numa emboscada, sendo alvejados os três jovens anteriormente mencionados, o resto correram sem parar, em direção a Serra do Martins.

Monumento dos três heróis de Caboré, chacinados pelo bando de Lampião, no dia 12 de junho de 1927.

O segundo fato inusitado, é que nesta mesma madrugada, Egídio consegue fugir de seu cárcere, aproveitando o sono dos cangaceiros, só foram perceber sua fuga, após a chacina em Caboré.Portanto, Egídio Dias foi o primeiro refém a conseguir, por meio próprio, sua liberdade.

Monumento dos três heróis de Caboré, chacinados pelo bando de Lampião, no dia 12 de junho de 1927.

Foto 6 : Marca de cano de fuzil, deixado pelos cangaceiros na porta de Serrota.

Todas as fotos foram flagradas por Geziel Moura

Fonte: facebook
Página: Geziel Moura

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário