Seguidores

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS...


Ontem (22/12/2015) completou oitenta e seis anos da entrada de lampião e seu bando na cidade de Queimadas/BA.

Nesta localidade Lampião extorquiu a população local, cortou os fios do telégrafo e sequestrou os telegrafistas os quais só foram libertados após o pagamento de 500 mil Réis pelo resgate exigido.

Nesta mesma ocasião Lampião e seus comandados se dirigiram à Cadeia local e soltaram todos os presos, prendendo nas celas os sete soldados do destacamento, além do Sargento Evaristo Costa comandante da tropa.

Em seguida os cangaceiros foram almoçar e depois retornaram até a cadeia, onde retiraram os Soldados e os assassinaram friamente. Dessa chacina sobreviveu apenas o Sargento Evaristo por causa de um pedido feito por uma senhora conhecida como Dona Santinha que usava um trancelim de ouro muito bonito no pescoço. Lampião entrando em sua casa notou o trancelim de ouro maciço, joia valiosíssima e fez elogio ao trancelim. Dona Santinha imediatamente retirou a joia e a ofereceu ao Capitão Virgulino. Este, aliás muito contente, recebeu a joia, agradeceu e disse:

- “Dona Santinha, agora a senhora tem o direito de me fazer um pedido, pois dizem que bandido não tem palavra”.

Ela pediu então que poupasse a vida do Sargento Evaristo Costa, no que foi atendida. Escapando o Sargento do triste fim que tivera seus companheiros de farda.

Lampião ainda saqueou o comércio e a noite foi ao cinema da cidade assistir um filme e depois mandou fazer um baile na cidade.
ACONTECEU...

NAS QUEBRADAS DO SERTÃO.
Fonte das informações: Livro Santo Antônio das Queimadas de Nonato Marques.
Foto: Blog Santo Antônio das Queimadas.
Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador)

Fonte: facebook
Página: Geraldo Júnior

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário