Seguidores

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

FOTO RARÍSSIMA


FOTO RARÍSSIMA...!...ABRAÃO (filmou Lampião - foi secretário do padre Cícero) x Beata MOCINHA (governanta/finanças do Padre)...X Dr. Floro Bartolomeu...(braço armado/político do padre).

Fonte: Jornal O Povo / Fortaleza.

A disputa pelo poder nas hostes do Pe. Cícero Romão/Juazeiro era por demais acirrada. Benjamin Abraão cuidava da parte administrativa/ compromissos sociais do aludido padre, enquanto a Beata MOCINHA dava as ordens no casarão, além de cuidar das finanças do citado padre.


A briga era grande. Sem falar, que o Dr. Floro Bartolomeu, também, íntimo do padre, era o seu braço armado e político... Abraão, também, foi perseguido pelo Dr. Floro, tendo, inclusive, curtido uns dias na cadeia, por ordem desse último.

Como se vê, o padre Cícero vivia cercado de gente correndo atrás do poder e do dinheiro.

ADENDO - Carlos Alberto

Esta foto deve ser anterior a março de 1926, com Floro Bartolomeu ainda vivo. Observa-se que nas fotos de família ao lado de Padre Cícero, o Doutor Floro não gostava de participar. Conhecemos Dele somente algumas fotos, como por exemplo: uma ao lado de Padre Peixoto, referente ao Jornal O Rebate; outras na frente de batalha, especificamente na Valado construído para se defender durante a Sedição de Juazeiro; além de fotos oficiais. Existia uma disputa em torno do núcleo Padre Cícero: Beata Mocinha (finanças), Benjamin Abrahão (secretário particular) e Floro Bartolomeu (política). Mas, na política, disputando o prestigio ciceriano como meios para obter outros fins, aconteceram: disputa entre José Marrrocos (falecido em 1910), Padre Peixoto e Floro Bartolomeu pela independência de Juazeiro e o seu primeiro prefeito; duelo de Floro Bartolomeu com Antônio Xavier pela indicação de deputado federal; confronto entre adventícios e filhos da Terra, ou melhor, de Doutor Floro com Geraldo da Cruz, da Farmácia dos Pobres; além de outros páreos. Como disse Lira Neto, no seu Livro sobre o velho Padre, na segunda parte denominada de "Espada", a disputa pelo cabedal de prestígio ciceriano foi intenso, como atesta também outras pesquisas publicadas em forma de livros.

Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário