Seguidores

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

MARIA BONITA, A RAINHA DO CANGAÇO.

Por João de Sousa Lima

Maria Bonita, A Rainha do cangaço, em breve histórico do escritor João de Sousa Lima
MARIA BONITA
"A RAINHA DO CANGAÇO"

Dia 08 de março de 1911, o dia amanhece nublado e apesar da aparente calma que cerca o Sítio Malhada da Caiçara, município de Paulo Afonso, Bahia, no casebre do casal José Gomes de Oliveira (conhecido como Zé, de Filipe) e Maria Joaquina Conceição Oliveira (dona Déa), uma forte tensão ronda um dos quartos da casa. Mais alguns minutos e ouve-se um choro de uma criança que acabara de nascer. Era a segunda filha do casal, a primogênita chamava-se Benedita Gomes de Oliveira.

A parteira levou a criança até a sala onde o pai e a mãe aguardavam a nova vida. No calor dos braços paterno a criança foi acalentada e admirada. Nos mesmos braços ela receberia o nome: Maria Gomes de Oliveira. Um nome que na adolescência seria reduzido para Maria de Déa e alguns anos mais tarde, já no cangaço, passariam a se chamar Maria de Lampião ou Maria do Capitão, até tombar morta, em 28 de julho de 1938 e ter o nome de Maria Bonita, imortalizado, propagando-se e ganhando fama através das violas dos ágeis improvisos dos poetas repentistas, sendo tema de livros, filmes, teses e estudos sociológicos.

MORENA BONITA E FACEIRA
DOS LÁBIOS BELOS ROSADOS
FLOR QUE A DOCE BRISA CHEIRA
NOS RAMALHETES SAGRADOS

CABOCLA COR DE CANELA
QUE ATÉ O VENTO PALPITA
SENTINDO OS OLHOS DA BELA
DA RAINHA MARIA BONITA
  
João de Sousa Lima
Escritor.

Para conhecer mais:

A TRAJETÓRIA GUERREIRA DE MARIA BONITA, A RAINHA DO CANGAÇO.
75-98807-4138
WWW.joaodesousalima.blogspot.com
joaoarquivo44@bol.com.br 










Escritor, pesquisador, autor de 09 livros. Membro da Academia de Letras de Paulo Afonso e da SBEC- Sociedade Brasileira de estudos do Cangaço. Telefones para contato: 75-8807-4138 9101-2501 email: joaoarquivo44@bol.com.br joao.sousalima@bol.com.br

http://joaodesousalima.blogspot.com.br/2016/02/maria-bonita-rainha-do-cangaco-em-breve.html

http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com.br
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário