Seguidores

quarta-feira, 9 de março de 2016

AOS 96, MÚSICO FAMOSO POR TOCAR PARA LAMPIÃO FAZ 50 SHOWS POR ANO

Do G1 Vale do Paraíba e Região (*).
O pífeiro Sebastião Biano 96 anos, influenciou músicos como Gilberto Gil e Caetano, ao som do seu pífano (Foto: Divulgação/Geórgia Branco).

Famoso por se apresentar para o cangaceiro Lampião quando ainda era criança, o pifeiro Sebastião Biano segue na ativa aos 96 anos. Último remanescente da banda Pífanos de Caruaru, o músico que influenciou artistas famosos como Gilberto Gil e Caetano Veloso faz entre 40 e 50 shows por ano.

Neste sábado (5), Biano se apresenta às 20h no casco acústico do Projeto Tamar, emUbatuba, litoral norte de São Paulo. O show levará aos palcos o segundo CD do tocador de pífano com o grupo ‘Terno esquenta muié’, com duração de 90 minutos e entrada franca.

Carreira

Nascido em Alagoas, em 1919, Sebastião Biano aprendeu logo aos cinco anos a tocar o instrumento que lhe acompanha por toda carreira: o pífano. Trata-se de uma pequena flauta com um timbre mais intenso e estridente, devido ao seu diâmetro menor. Ainda criança fundou o grupo Pífanos de Caruaru, que era formado por seu pai, tios e irmãos. Entre os grandes sucessos da banda estão ‘Pipoca moderna’ e ‘A briga do cachorro com a onça’.

Sebastião Biano ao lado dos integrantes do 'terno esquenta muié' (Foto: Geórgia Branco/divulgação)

Um dos marcos na carreira de Sebastião Biano aconteceu há quase 80 anos. Em 1927, quando tinha oito anos, se apresentou para o cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. “Estávamos em uma igreja no interior de Pernambuco, quando o cangaceiro pediu para meus irmãos e eu tocarmos para ele e seu bando. Todos nós estávamos com muito medo. Como a gente era criança, tocamos com todo cuidado para agradar ao Lampião” lembrou Sebastião Biano.

Após a apresentação, o alívio veio ao saber que Lampião tinha gostado do que ouviu. “Depois que terminamos de fazer nosso som, que foi na verdade o som que Virgulino tinha pedido ficamos bem mais tranquilos, eles até comentaram que nossa apresentação foi boa”, lembrou ainda Biano.

Sebastião Biano em turnê com o 'terno esquenta muié' (Foto: Geórgia Branco/divulgação)

Influência

A banda Pífanos de Caruaru criada pelo artista, influenciou Gilberto Gil e Caetano Veloso no surgimento do movimento da música conhecido como tropicalismo, quando o compositor o conheceu em 1967.

No álbum de Gil ‘Expresso 2222’, da década de 70, a primeira trilha é ‘Pipoca moderna’, música de Sebastião Biano que também foi gravada por Caetano no disco ‘Joia’, em 1975. O grupo recebeu em 2004 o prêmio de Melhor Álbum de música de raízes brasileiras na 5ª edição do Grammy Latino.

Turnê

Atualmente, Biano se envolveu em um novo projeto, e deu início às apresentações com o grupo ‘Terno esquenta muié’, no qual foram feitos dois CDs: o primeiro leva o nome da banda e o segundo chama ‘Chego Já’, lançado em 2015.

(*) colaborou Leonardo Medeiros

Fonte: http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2016/03/aos-96-musico-famoso-por-tocar-para-lampiao-faz-50-shows-por-ano.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário