Seguidores

sexta-feira, 18 de março de 2016

COITEIROS DE LAMPIÃO - PARTE FINAL

Por Rei Dos Cangaceiros

Enquanto Seu Pedro era coiteiro do rei do cangaço, seu Elias era adversário de Lampião, isto é inimigo dos dois, volante policial, tanto de Lampião como de seu Pedro. - Clique no link abaixo e conheça a histórias destes dois guerreiros. http://www.terra.com.br/istoe-temp/edicoes/1972/imprime58350.htm


Ana Maria dos Santos, dona Nô (ao lado do grande pesquisador e escritor João de Souza), que reside em Triunfo, Pernambuco. Ela foi batizada por Lampião, seu pai era coiteiro do cangaceiro. O nome do pai dela era João Zeferino dos Santos e sua mãe chamava-se Maria Joana da Conceição.

Dona Nô nasceu no dia 14 de abril de 1919 e encontra-se viva, completará 94 anos de idade daqui a dois meses, reside em um dos bairros da cidade pernambucana, vive cercada por filhos, netos e amigos. Encontra-se lúcida e gosta de contar as histórias da época do cangaço. Dona Nô foi casada com Manoel Pedro, irmão do cangaceiro Luiz Pedro, homem de confiança de Lampião. Ela diz que junto com Luiz Pedro seguiu o irmão Ulisses Pedro para o cangaço, ficando poucos dias na companhia de Lampião. Luiz Pedro ficou até a morte no dia 28 de julho de 1938, na Grota do Angico.

Na sua certidão de nascimento que se encontra no museu de Triunfo tem a comprovação do batismo e do apadrinhamento, onde lê-se padrinho: Virgolino Ferreira da Silva. Documento que marca a história dessa mulher que viveu momentos festivos na presença daquele que foi o mais famoso cangaceiro do Nordeste Brasileiro.


Arlindo conheceu Lampião ainda adolescente e seu Avô João da Varge e seus pais Quinca e Aristeia foram grandes coiteiros de Lampião.

A sua residência servia de coito e era sempre um dos lugares preferidos pelos cangaceiros para realizarem os famosos bailes.

A casa ainda encontra-se em pé, porém com algumas paredes semi-destruídas.


Vicente (sobrinho de Pedro de Cândido) o homem que levou a máquina de costura a pedido de Lampião para o coito de Angico. (Ainda é vivo e reside em Poço Redondo).

Paulo Gastão e o coiteiro Pedro (Qual o Pedro?)

Paulo Gastão e dona Especiosa, costureira de Lampião.


Durante 16 anos o padre Kherle foi vigário na terra natal de Lampião. O cangaceiro devotava-lhe grande admiração e respeito, sempre o obedecendo. Foto de 1919 quando foi pároco em Arco Verde, PE.


4. O coronel João Carvalho Sá foi um dos maiores coiteiros de Lampião, dono de muitas terras, foi deputado, constituinte na época do Cangaço. Na sua moradia, em Jeremoabo, no Estado da Bahia, tem uma fazenda por nome Espaduada, onde o Rei passava com frequência.


Coronel José Abílio, (de branco), chefe político de Bom Conselho, coiteiro de Lampião. - Clique no link para saber mais sobre o coronel José Abílio - http://agrestemix.blogspot.com.br/2013/08/historia-do-coronel-jose-abilio-em-bom.html


Major Pedro Sampaio Xavier, fazendeiro da Fazenda Ipueiras, no município de Serrita-PE. - Clique no link para você saber mais sobre o Major Pedro Xavier, da Fazenda Ipueiras - http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2010/02/o-combate-da-fazenda-ipueiras-serrita.html

Coronel Zé Inácio, de Barros-CE. - Clique neste link abaixo para você conhecer mais um pouco sobre o Major José Inácio de Barros. - http://cariricangaco.blogspot.com.br/2011/05/major-ze-inacio-foi-aqui-que-tudo.html

FIM!

Obervação: Aqui terminamos os coiteiros de La Lampião, mas não significa que ele só teve  estes homens em sua rede de coiteiros, ao contrário teve muito mais homens da sua confiança e também muitos traidores durante a sua trajetória de maldades no nordeste brasileiro.

Fonte: facebook
Página:  Rei Dos Cangaceiros
Link: https://www.facebook.com/virgulinoferreira.ferreira.5?fref=photo

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Postado por Mendes e Mendes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário