Seguidores

sexta-feira, 18 de março de 2016

GRUPO DE XAXADO TEM 21 ANOS DE EXISTÊNCIA...E, JÁ VIAJOU ATÉ PARA O EXTERIOR.

Por Xaxado Cabras DE Lampião - Serra Talhada/PE

Tendo sido idealizado por Domá e Cleonice militantes da cultura popular do sertão ao litoral e que já acalentavam essa ideia a algum tempo, atuando tanto no teatro, como na dança e na música, assim, nasce em 1995, O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, exatamente na cidade onde nasceu Virgolino Ferreira da Silva; o grupo reproduz no palco, como os cangaceiros se divertiam nos intervalos dos combates; sua estreia aconteceu no coreto da Praça Sergio Magalhães em 20 de março do mesmo ano uma segunda-feira dia de maior movimento no município, por se tratar da Feira Livre semanal.


A trupe formada por 10 dançarinos que representavam cangaceiros e cangaceiras famosos à época do cangaço e 03 músicos 'assustou' e encantou o público naquele primeiro momento. Hoje, aos 21 anos quem fez parte do grupo se orgulha em dizer que contribuiu com essa história, que se renova de tempo em tempo, porém, mantem sua essência e qualidade, pois o Grupo desenvolveu um padrão estético e de vivencia que virou marca registrada e se transformou numa Fundação Cultural que ora realiza uma série de eventos culturais na cidade e viaja pelo mundo levando seu espetáculo, ministrando oficinas e palestras.

Serra Talhada ganha visibilidade e se desenvolve graças (em parte) ao trabalho que a Fundação Cultural Cabras de Lampião realiza, atraindo o turismo e gerando emprego e renda para muitas pessoas; hoje a entidade agrega muitos integrantes e conta com a Escola de Danças Populares do Ponto de Cultura Cabras de Lampião, que mantem aulas periódicas, além de manter os grupos de base Herdeiros do Xaxado, Grupo de Danças Gilvan Santos e Grupo de Xaxado Zabelê, dentre outros. Realiza o Encontro Nordestino de Xaxado, Festival de Músicas do Cangaço, O Massacre de Angico - A Morte de Lampião, Seminário Sertão Beatos e Cangaceiros, Aula Espetáculo e Projetos de Circulação por diversas cidades e Estados, dentre outras atividades. Mantem ainda o Museu do Cangaço e seus projetos como Cine Clube Lampião, No Quintal do Museu e Minha no Museu, Sexta da Viola, entre outros. Em tempo, a Fundação administra também o Sítio Passagem das Pedras, local de nascimento de lampião.

Enquanto grupo de Xaxado em seus 21 anos de história já se apresentou em todas as regiões do Brasil e participa de vários Festivais nacionais e internacionais, levando a dança dos cabras de Lampião para o mundo; mostrando a força e a graça de um período revolucionário da história do nordeste do País pelo viés de seu legado cultural e artístico.


Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário