Seguidores

segunda-feira, 21 de março de 2016

MUITOS DIZEM QUE DURVAL ROSA MENTIA MUITO, E NÃO ESTEVE PRESENTE AO COMBATE DE ANGICO

Por Aderbal Nogueira

Muitos dizem que Durval mentia muito e que não esteve presente ao combate de Angico. Discordo. Como é que o comandante e seus suboficiais iriam dispensar seu guia antes de chegar exatamente no local do cerco? 

Um local desconhecido para a tropa, na mata, encosta de serra, não estavam vendo o local exato dos cangaceiros acampados. Gente, é uma questão de lógica. 

VOCÊ dispensaria a única pessoa que sabia exatamente o local do coito? 


Eu levaria o Durval até a beirada do acampamento para não ter perigo de errar e ser surpreendido.


O pesquisador Alex Sandro disse: 

Exato, alguns falam que ele foi dispensado quando João Bezerra separou as tropas para posicionarem para o ataque, ainda no alto do morro (na chapada),  também achei estranho liberarem os irmãos se não sabiam exatamente onde estavam os cangaceiros. É um mistério!


Em entrevista cedida pelo aspirante Chico Ferreira para o jornalista Antonio Sapucaia da A Gazeta de Alagoas em 1965, ele diz taxativamente: "Depois que os irmãos coiteiros deram a posição exata do local onde estavam os cangaceiros, ambos foram dispensados IMEDIATAMENTE. A ordem era para matar os dois, mas a pedidos do soldado Bida e outro soldado foram perdoados". Eu tenho essa entrevista e cedi cópias a diversos pesquisadores. NÃO É SEGREDO PARA NINGUÉM. Trata-se de uma longa entrevista onde o aspirante conta em detalhes todo o percurso das volantes desde o recebimento do bilhete na Vila da Pedra, o percurso até Piranhas, depois a decida até Angico e o ataque. Disse o aspirante que os irmãos foram dispensados porque fatalmente seriam mortos por alguns soldados das volantes. é só ler a entrevista e as dúvidas acabarão. Abraço.


Pois é amigo José Sabino Bassetti, existem várias versões, por exemplo. Tenho em vídeo Elias e Panta dizendo o contrário. Não posso afirmar a veracidade do que eles disseram, mas se eu fosse comandante levaria Durval até o fim. Essa é uma boa discussão.


Sem dúvida Aderbal! Já vi esse vídeo do Panta. Mas eu prefiro crer nas palavras do oficial, apenas por ele ser um comandante. Que Durval cansou de distorcer os fatos, não é novidade para ninguém. Senão vejamos: Durval disse que conheceu Lampião APENAS no dia que este chegou ao coito de Angico, ou seja, uma semana antes dos acontecimentos. Pergunte sobre isso ao sobrinho de Durval, o Vicente Nascimento, que frequentou o coito a semana toda que lá estiveram os cangaceiros, se isso era verdade. Durval deu uma gargalhada. Disse que Durval já conhecia Lampião a tempos. Então... Você possui essa entrevista do Aspirante Ferreira?

Aderbal Nogueira respondeu ao Sabino Bassetti:

José Sabino Bassetti, às vezes que estive com Durval ele me falou que esteve várias vezes com Lampião. No vídeo que gravei com ele, ele mesmo fala que Antonio Jacó mandou ele fugir, se não os soldados o matariam. Só que ele ficou. 

Quanto ao aspirante eu não o conheci, mas sei desse depoimento dele. Só posso falar e mesmo assim com cautela daqueles que conheci e tomei depoimentos. Acho que cabe maiores investigações.

José Sabino Bassetti, foi Durval que te falou que conheceu Lampião só naquele dia? 

Juliana Pereira, Alcino Alves Costa e Paulo Gastão

Tenho uma longa entrevista com Vicente no qual estava Paulo Gastão e Alcino presentes, vou transcodificar esse vídeo que tem uns 15 anos e vou assisti-lo novamente para ver o que ele narra nessa conversa, pois não lembro mais o que conversamos;

Dr. Antonio Amaury 

Não, Aderbal! Durval disse a Amaury que conheceu Lampião no dia que este chegou a Angico(21/07/38). Está no livro Assim morreu Lampião da 3ª edição. Vicente disse a mim, que Durval JÁ CONHECIA LAMPIÃO bem antes dessa data. Está aí, Aderbal! O que Durval disse a você, foi exatamente aquilo que Vicente me disse. As duas informações coincidem. Convenhamos meu caro amigo. Existe um grande desencontro de informações.


Pois é José Sabino Bassetti, o que ele disse ao professor Amaury é outra, até porque eu não tava presente. Agora o que ele disse a mim e está gravado em vídeo, é outra coisa. Me baseio muito nos depoimentos que colhi e nos livros dos colegas para tirar minhas conclusões. Não tenho como saber se o que eu ouvi é o certo ou o errado, por isso não posso julgar. Vamos em frente que outras polêmicas vao aparecer rrrsss



O que se aplica a Durval é o mesmo em relação a Sila. Disse ou disseram? Se você tem gravado não existe o que contestar. Como eu lhe disse, aquilo que Durval lhe disse sobre Lampião, foi o mesmo que Vicente me contou a respeito. Assim sendo, não há do que duvidar. Abraço.


Não esqueça aquela histÓria dos coronéis, vamos botar lenha na fogueira José Sabino Bassetti rrrsss.

Voltaseca Volta Taí, mais uma polêmica sadia, a bem da verdade.

José Sabino Bassetti e Aderbal NogueiraAlex Sandro... Ô assunto complexo danado de se estudar. Eu não tenho opinião formada sobre esse assunto, mas cheguei agora, e vi o que os amigos comentaram, logo acima. Vou procurar essa entrevista do Ferreira de Melo, e, se achá-la, faço o recorte e a posto nesse espaço. Abraço!

Fonte: facebook
Página: Aderbal Nogueira
Grupo: Lampião, Cangaço e Nordeste
Link: https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?fref=ts

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário