Seguidores

terça-feira, 15 de março de 2016

UM AMOR COM FINAL TRÁGICO


Natural de Poço Redondo, Enedina era companheira de Zé Julião que no Cangaço recebeu o apelido de Cajazeiras. O mesmo adentrou às fileiras do Cangaço em virtude de ser perseguido de forma injusta por alguns comandantes de volantes. Chegando até mesmo a fugir para um lugarejo as margens do Rio São Francisco para conseguir viver em paz. 

Zé de Julião

Pouco tempo depois um volante chegou a sua procura e o mesmo escapou fugindo de canoa. Terminou pedindo abrigo e proteção no bando de Lampião. Enedina ao saber da notícia largou sua vida pacata e passou a acompanhar seu amado na difícil vida do Cangaço. 

Foto colorizada por: @Rubens Antônio

O casal havia se casado no dia 15 de Agosto de 1937 em uma igreja na cidade de Poço Redondo. Foram o primeiro e único caso em que um casal legalmente constituído, aderiu a vida cangaceira. Aquela menina cheia de sonhos, de rosto delicado que a pouco tempo realizara o sonho do matrimônio, teve um final triste na fatídica madrugada do dia 28 de Julho de 1938, onde o rei do Cangaço juntamente com outros cangaceiros tiveram suas vidas ceifadas. No meio da fuga Enedina foi atingida por um tiro no alto da cabeça. Tiro este que ceifou sua vida, vindo a deformar completamente aquela linda jovem. 


No lugar de um rosto delicado de menina, um rosto deformado, pedaços de cérebro e muito sangue ao chão. Uma verdadeira tragédia. Tombava ali a jovem que por amor seguiu seu companheiro e pagou com a própria vida o preço de sua escolha. Acabava ali o sonho de uma vida feliz ao lado do seu amado. Zé Julião casou-se depois com uma irmã de sua falecida esposa. Sendo assassinado em uma emboscada com motivações políticas por pessoas de um partido oposto ao seu. No dia 19 de Fevereiro de 1961. 

Fonte de pesquisa principal: Lampião As Mulheres e o Cangaço.
Páginas :118 a 120.
Foto 1: Enedina no dia de seu casamento.
Foto colorizada por: Rubens Antonio
Foto 2 : Cabeças dos cangaceiros mortos em Angicos incluindo a de Enedina. 
Fonte: facebook
Página: Noádia Costa
Grupo: Ofício das espingardas
Link: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=471299943068392&set=pcb.603292889834831&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário