Seguidores

sábado, 5 de março de 2016

VELHO CHICO

Por Luiz Serra

Rio São Francisco… O rio da nacionalidade que, nos anos 1930, fez singrar canoas com tropas volantes pró-revolucionárias… 

Rio São Francisco - SFSF...foto Blog Jessier Quirino

Também em trecho de cinco léguas de água (30km), numa manhã cedo, era 13 de setembro de 1932, seguiu um barco levando


Maria Bonita grávida até cidade ribeirinha região de Canindé, Sergipe, quando nasceu Expedita, filha do chefe cangaceiro Lampião.


A bacia hidrográfica do rio São Francisco tem grande importância para o país não apenas pelo volume de água transportado em uma região semiárida, mas, também, pelo potencial hídrico passível de aproveitamento e por sua contribuição histórica e econômica para a região.



A Bacia Hidrográfica do rio São Francisco abrange 639.219 km2 de área de drenagem (7,5% do país) e vazão média de 2.850 m3/s (2% do total do país). O rio São Francisco tem 2.700 km de extensão e nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais, escoando no sentido sul-norte pela Bahia e Pernambuco, quando altera seu curso para este, chegando ao Oceano Atlântico através da divisa entre Alagoas e Sergipe.

A Bacia possui sete unidades da federação – Bahia (48,2%), Minas Gerais (36,8%), Pernambuco (10,9%), Alagoas (2,2%), Sergipe (1,2%), Goiás (0,5%), e Distrito Federal (0,2%) – e 507 municípios (cerca de 9% do total de municípios do país). 

Fonte: facebook
Página: Luiz Serra
Reside em: Brasília-Brasil
Ilustrado por: José Mendes Pereira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário