Seguidores

sábado, 23 de abril de 2016

A MORTE DE “PONTO FINO”

Virgínio é segundo da esquerda para direita e está sentado. - PS// O registro fotográfico na Fazenda Jaramataia, propriedade do interventor do Estado sergipano, foi colorizada por Rubens Antonio

Em 1927, depois de já ter perdido dois irmãos, Virgolino Ferreira, Lampião, recebe dois de sua família em seu grupo. Um, seu cunhado, Virgínio, depois usa o codinome “Moderno”, e o outro, seu irmão Ezequiel, que fica conhecido na história pela alcunha de “Ponto Fino”.

Ezequiel Ferreira 

Não há uma definição concreta por tal alcunha. Alguns autores dizem que era por ter boa pontaria, o que o próprio substantivo indica, porém, há aqueles que relatam que Ezequiel não tinha tanta malícia no manejo das armas e mais, outros, ainda dizem que jamais atirou.

Num local chamado Lagoa do Mel, em 23 de abril de 1931, o tenente Arsênio trava mortal batalha contra o bando de Lampião.


O Tenente estava bem informado sobre o paradeiro da horda, pelo coronel Petronilo, que vendo a chance de ficar livre do chefe cangaceiro, começa a informar a Força através de bilhetes.

Petronilo fora uma espécie de coligador do “Rei do Cangaço”. Ele comprava fazendas a mando de Lampião, com o dinheiro de Lampião, mas, em certa altura, não queria mais passar as ditas cujas para o verdadeiro dono. Com isso, a inveja e a cobiça, parte para o meio mais fácil, traí-lo.

Bem, a volante do tenente cai nos calcanhares do bando e, por fim, na Lagoa do Mel, o tiroteio fica intenso. Mais uma vez as baixas dos militares começam a crescer a olhos vistos. O tenente estava com uma metralhadora, porém, essa emperra e não mais funciona. Não tendo outro jeito, arranca-lhe uma peça importante, essa não mais funciona, e a deixa, partindo com o restante dos homens.

Foto cangaçonabahia.com - A Noite Ilustrada

As baixas da Força Policial chega em torno de 14 a 16 mortos. Do lado dos cangaceiros, os números são bem menores. No entanto, o “Rei do Cagaço”, perde seu irmão caçula, por quem tinha grande apreço. Dizem até, que após essa morte, ele fechou quase que por completo...na lama da Lagoa do Mel, nas quebradas do Sertão.

Fonte: facebook
Página: Sálvio Siqueira
Grupo: Ofício das espingardas

Link: https://www.facebook.com/groups/545584095605711/?fref=ts

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário